Autoestima: crianças seguras, adultos confiantes.

Quando as crianças se sentem seguras, maiores são as chances de se tornarem adultos confiantes e, como consequência, mais felizes. Para incentivar a autoestima das crianças o primeiro passo é você acreditar nelas e demonstrar isso.

O reforço positivo é sempre um bom caminho a seguir. Olhar sempre as ações de seu filho pelo lado positivo e elogiar todo o seu esforço, mesmo quando ele não conseguir chegar ao resultado final esperado.

Autoestima, confiança e segurança

Se você demonstra que acredita em seu filho, você faz com que ele acredite nele também, assim você influencia na maneira com que ele se comporta.

O que fazer:

– Seja coerente

Quando você diz uma coisa e faz outra, você deixa a criança confusa. Confusão gera insegurança. Seja um modelo firme que passe segurança.

– Ignore birras

Isso é difícil, mas mantenha-se neutro quando a criança começar a fazer birra. Mostre para ela que só vai conseguir a sua atenção quando tiver um comportamento adequado. Assim, ela aprende a mostrar as suas vontades de forma controlada e segura.

– Não compare

Não compare o comportamento, atitudes ou evolução de seu filho com o de outras crianças. Isso cria uma pressão muito grande para os pequenos e os deixa inseguros. Mesmo que a sua intenção seja elogiar, evite fazer isso. Você pode mostrar a evolução da própria criança, de como ela melhorou com o tempo, por exemplo.

– Não exagere

Saiba dosar os elogios. Quando você exalta muito a criança, ela tende a achar que o mundo inteiro a vê dessa maneira e não aprende a lidar com frustrações. Mostre que sente orgulho de suas conquistas e que as nota, mas sem exageros.

– Controle as cobranças

Não exija de seu filho mais do que ele possa dar. Cada criança tem o seu tempo e isso deve ser respeitado. Tente controlar a sua ansiedade para não deixá-lo ansioso também.

Muito do que vivemos durante a infância, carregamos para a vida adulta. Por isso quando você desenvolver a autoestima de seu filho desde cedo, estará contribuindo para que ele seja um adulto seguro. Lembre-se de que a primeira referência e o principal ponto de apoio de uma criança são os pais.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *