A menstruação não volta assim que o bebê nasce. Mas como o pós-parto não é igual para todas as mulheres, não existe um dia específico para o retorno do sangramento.
A amamentação é um fator que inibe a menstruação e isso faz com que esse período de retorno fique ainda mais misterioso. Para algumas mulheres, o ciclo pode voltar em torno de seis a oito semanas, já para as que amamentam o ciclo menstrual pode estar ativo depois de seis meses.
– A menstruação no pós-parto
Após o nascimento do bebê, ocorre um sangramento chamado de loquiação, que não é o mesmo da menstruação. Esse é um processo de cicatrização do útero caracterizado por um sangramento intenso que dura, em média, de 40 a 45 dias.
A loquiação não pode ser confundida com a menstruação, pois mesmo sendo sangue, elas são muito específicas:
- Loquiação: vem do processo de contração do útero em decorrência do descolamento da placenta.
- Menstruação: é a descamação da parede do endométrio quando não há fecundação.
– Amamentação e o bloqueio menstrual
A amamentação contínua libera um hormônio que bloqueia a ovulação, a prolactina. Sendo assim, em geral, o ciclo menstrual volta apenas quando o bebê começa a mamar menos, por exemplo, quando ele estiver dormindo à noite toda ou quando começa a ingerir alimentos sólidos.
No caso de mulheres que não amamentam, a menstruação pode voltar em torno de um a três meses após o parto, podendo variar de acordo com cada organismo.
– Prevenindo uma nova gestação
Como não se sabe exatamente quando a menstruação pode voltar, não dá para prever quando vai iniciar o período fértil. A primeira ovulação depois do parto acontece antes da menstruação e isso aumenta o risco de uma gravidez.
Mesmo que a amamentação bloqueie a ovulação, não é confiável usá-la como contracepção, pois não se sabe exatamente quando se vai começar a ovular novamente.
Dessa maneira, para evitar uma gravidez indesejada, converse com o seu médico sobre o uso de um contraceptivo indicado para o período de amamentação.
– O ciclo virá normal como antes?
Se você tomava pílula anticoncepcional, o seu ciclo não era totalmente “natural”. Isso porque a medicação contribui com a diminuição da acne, do fluxo e das cólicas. Sendo assim, como durante o período de amamentação não se usa a mesma pílula, a mulher vai ter contato com a sua menstruação “real”. Por isso, ela pode ter o fluxo maior, sua pele pode apresentar acne e a cólica pode vir um pouco mais forte.
De qualquer forma, como cada organismo é único, procure contato direto com o seu médico, para entender o que é melhor para você e o seu bebê.