Alterações hormonais no pós-parto

No pós-parto, também conhecido como puerpério, o corpo da mulher ainda está se readaptando. É nesse momento que acontece uma queda brusca de todos os hormônios que foram produzidos durante a gestação, podendo ocasionar a depressão pós-parto. Além disso, durante a amamentação, existe uma maior produção do hormônio prolactina, responsável pela fabricação do leite.

Dessa maneira, o corpo e a vida da mulher, que acaba de se tornar mãe e tem um bebezinho para cuidar dia e noite, vão passar por várias mudanças. Portanto, os familiares, os amigos e o companheiro precisam estar cientes sobre essas mudanças e preparados para agirem em prol do bem-estar da mamãe e do bebê.

Alterações hormonais no pós-parto

Alterações hormonais no pós-parto

Assim que o bebê nasce, normalmente, a mamãe está preparada para alimentá-lo com o colostro, um pré-leite rico em aminoácidos e anticorpos. Por volta de três dias virá o leite propriamente dito, fazendo com que os seios fiquem inchados e doloridos.

– Ocitocina

A amamentação estimula a ocitocina que, nesse momento, é responsável pelo encolhimento do útero para fazê-lo voltar ao tamanho normal. Dessa maneira, acontecem as contrações e são provocadas as cólicas. Portanto, dentro de seis semanas o útero volta para o seu tamanho inicial, mais ou menos o tamanho de um punho.

Alterações hormonais no pós-parto

– Prolactina

A prolactina é produzida em grande quantidade durante a amamentação. Dessa maneira, ela inibe a ovulação e, consequentemente, a produção dos hormônios progesterona e estrogênio. Isso faz com que a mulher tenha ressecamento vaginal, pois o estrogênio é o responsável pela lubrificação. Portanto, inicialmente a relação sexual pode ficar comprometida.

Uma pesquisa britânica, publicada em 2018, apontou que “cerca de 47% das mulheres e 43% dos homens acham que os relacionamentos íntimos pioraram após o nascimento dos filhos. De acordo com o estudo, o desejo sexual diminui em 61% das mulheres e em 30% dos homens.”

Alterações hormonais no pós-parto

A oscilação dos hormônios no pós-parto é responsável pela melancolia ou, em casos extremos, pela depressão. A família e o companheiro devem dar suporte à mamãe durante essa fase, pois, além da alteração no corpo, existe toda a mudança na vida da mulher, que muitas vezes pode se sentir desamparada. Caso se perceba alguma alteração que possa gerar complicações, procure imediatamente um médico especialista.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *