Erros na educação de crianças especiais

Uma criança especial, com qualquer tipo de deficiência, traz grandes responsabilidades. Isso porque ela possui necessidades um pouco mais detalhadas que, realmente, seria um erro usar as mesmas referências de cuidados com crianças em geral na rotina de uma criança especial.

Cada pessoa tem suas características próprias e as crianças especiais não são diferentes. Sendo assim, pais, cuidadores ou responsáveis precisam aprender a lidar com as particularidades delas.

Erros na educação de crianças especiais

Erros na educação de crianças especiais

Os pais, no ímpeto de proteger a criança ou até mesmo por não aceitar a deficiência, cometem alguns erros na hora de educar seus filhos especiais.

– Superproteção

Os filhos precisam aprender coisas a partir de erros que cometem. É normal cair, chorar, ralar o joelho. Dessa maneira, para não prejudicar o desenvolvimento social de seu filho, não o superproteja. Cuidado em excesso pode não ser percebido, principalmente com crianças especiais, pois os pais estão muito preocupados em minimizar o sofrimento delas.

– Não dar limites

Erros na educação de crianças especiais

Criança especial também precisa levar bronca e ficar de castigo caso faça algo errado, como desobediência ou birra. Não dar limites faz com que a criança use isso a favor dela para conseguir o que quer. Mesmo que esteja em locais públicos, onde pode haver comentários como “tadinho, deixa”, não ceda.

– Subestimar o potencial de seu filho

No intuito de ajudar, os pais podem querer fazer tudo pelo filho, até mesmo ações que eles dariam conta de executar sozinhos. Subestimar a capacidade e potencial de seu filho é muito prejudicial, pois vai atrapalhar na autoestima e na autonomia da criança.

Estimule para que ele faça sozinho certas tarefas e atividades. Parabenize e corrija, quando necessário. Mas, não tome a iniciativa de tudo.

– Não incluir na escola regular

Erros na educação de crianças especiais

Toda criança com deficiência tem o direito à educação e acesso à escola regular, devido à Declaração de Salamanca, de 1994. Mas no ímpeto de evitar o sofrimento de seu filho, para que não sofra discriminação ou bullying, alguns pais não gostam da ideia da escola regular. Mas essa é uma grande oportunidade de relacionamento e inclusão, que vai trazer benefícios para o desenvolvimento social e intelectual de seu filho.

As crianças especiais têm suas particularidades, mas merecem carinho e atenção. O afeto é sempre um caminho acolhedor, que contribui com o crescimento e desenvolvimento saudável de seu filho. Caso precise de ajuda para lidar com a deficiência de seu pequeno, procure ajuda profissional.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *