Como limpar o umbigo do bebê?

Um dos cuidados que mais preocupa os recém-pais é com o umbigo. Como limpar? Como proteger? Quantas vezes por dia limpar? Essas são algumas das principais dúvidas com relação ao umbigo do bebê. Mas, calma! Vamos te ajudar a esclarecer cada uma delas.

Umbigo do bebê

Logo que a criança nasce, o cordão umbilical é cortado e, na barriga do recém-nascido fica um pedacinho com cerca de 2 a 3 centímetros, conhecido como coto. Nesse pedacinho que ficou é colocado um clamp, que é um tipo de grampo, para que não ocorra sangramento.

Enquanto o bebê está no hospital, as enfermeiras fazem a limpeza com auxílio de haste de algodão e álcool 70%. Mas, quando o bebê vai para casa, esse cuidado cabe aos pais. E é importante que estejam atentos às orientações das enfermeiras e sigam corretamente os cuidados, para evitar dores, traumas e sangramentos.

Cuidados com o umbigo

Geralmente, leva de 7 a 15 dias para que o coto caia e, até lá, é preciso fazer a limpeza do local, ao menos, três vezes ao dia, usando haste de algodão e álcool 70%. Pode acontecer de aumentar ou diminuir esse prazo, sem que isso seja um problema, mas é importante estar sempre atento e observar se não há nada de errado.

– Como fazer a limpeza do umbigo?

No banho, a região deve ser lavada com água, sabonete neutro e depois secar com um paninho macio. Para proteger o coto, ele deve ficar dentro da fralda, que não pode estar muito apertada, para não pressionar a região e não machucar. Feito isso, qualquer tipo de roupinha pode ser usada e o pequeno pode ficar em qualquer posição, sem problemas para o umbigo.

A limpeza feita com haste de algodão e álcool 70% deve ser da seguinte maneira: umedeça o algodão com o álcool 70% e aplique na base do coto umbilical (entre o coto e a pele), circundando toda a área. Após limpar a base, passe também o cotonete com álcool 70% no restante do coto umbilical.

– Limpar o umbigo doi?

A limpeza não dói nada, mas alguns bebês não gostam muito do geladinho e acabam chorando. Mas, não se preocupe porque ele não sente dor, é apenas o incômodo mesmo.

Lembre-se sempre de estar com as mãos muito limpas no momento de realizar a limpeza do umbigo do bebê. Deixe um pote com álcool em gel ao lado do material de limpeza, assim você lava as mãos e sempre se lembra de passar o álcool nelas antes de começar.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *