5 formas de fortalecer a imunidade dos pequenos

Começa o frio e a preocupação com as crianças aumenta, afinal, essa é a fase onde existe o maior índice de resfriados e as chamadas doenças de inverno. Claro, tudo o que queremos é ver os nossos filhos cada vez mais saudáveis. Então, nada como algumas dicas para fortalecer a imunidade de nossos pequenos.

Fortalecer a imunidade

Os bebês nascem com o sistema imunológico imaturo, e é, também, por isso que o aleitamento materno é importante, já que é no colostro que os anticorpos são passados da mãe para o bebê.

Até os dois anos de idade o sistema imunológico permanece imaturo, por isso é preciso ter mais cuidados nessa fase e, ao mesmo tempo, não privar a criança de tudo, para que ela possa construir defesas. Especialistas recomendam manter a criança longe de escolinhas até essa fase. Mas, sabemos que com a correria do dia a dia, muitas vezes, isso não é possível.

Confira algumas dicas que podem ser colocadas em prática, para ajudar a fortalecer a imunidade dos pequenos:

1- Alimentação

Frutas, verduras e legumes devem fazer parte da rotina diária da criança. Eles têm os nutrientes necessários para ajudar o organismo a se fortalecer. Portanto, procure evitar industrializados, já que muitos deles costumam ser alimentos vazios em nutrientes essenciais.

2- Sol

De cinco a dez minutos de exposição ao sol, antes das 10 horas ou depois das 16 horas, ajudam o organismo a ativar a vitamina D. Essa vitamina é essencial na absorção de cálcio e importante no fortalecimento da imunidade.

3- Higiene

Esse é um ponto que deve estar na medida certa. O excesso de higiene pode aumentar o risco de a criança ter alergia. Por isso, é importante deixar a criança livre para explorar ambientes e ter contato com diversas coisas diferentes. Sabe aquela antiga brincadeira “é bom que cria anticorpos”?. Então, ela tem um fundo de verdade.

4- Atividade física

A prática regular de atividade física aumenta o número de células exterminadoras naturais, fundamentais no combate a infecções virais e células tumorais. Procure algo que o seu filho gosta de fazer, que seja divertido para ele, para que não vire apenas uma obrigação.

5- Sono

Falta de sono causa um aumento do cortisol, que é o hormônio do estresse, e isso causa uma importante diminuição na imunidade. Então, é importante que a criança durma bem para que o corpo se recupere do desgaste diário e a saúde seja fortalecida.

Com a combinação dessas dicas, alguns agasalhos e uma boa sopinha, você já estará preparada para enfrentar os dias frios junto com o seu pequeno.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *