A criança deve ajudar nas tarefas domésticas?

Arrumar a cama, tirar os pratos da mesa, tirar o pó, lavar a louça: as tarefas domésticas são várias e uma ajudinha é sempre muito bem-vinda.

Mas, mais do que isso, auxiliar nas tarefas domésticas ajuda a criança a ter senso de responsabilidade. Claro, tudo tem o seu tempo certo, cada fase do desenvolvimento da criança condiz com um tipo de atividade e isso precisa ser respeitado.

Um pequeno ajudante

Quando a criança é incluída na rotina de tarefas domésticas, ela passa a dar mais valor para a dinâmica da família e para tudo o que os pais fazem, já que percebe que algumas coisas não acontecem como um simples passe de mágica e precisam de esforço.

Por isso, desde cedo é importante que ela tenha pequenas responsabilidades e saiba a importância de cada uma delas. É legal tornar esses momentos prazerosos e divertidos para a criança, já que ela entende melhor de forma lúdica.

– 2 anos

Nessa fase a criança já pode começar a entender que é responsável pelas suas coisas. Então, depois de brincar, incentive para que ela guarde os seus brinquedos. A princípio, sente-se ao lado dela e ajude-a a guardar tudo em seu devido lugar e mostre que aquilo também pode ser divertido.

– 3 e 4 anos

Um pouco maior, a criança já tem melhor noção do conceito de organização. Nesse período você pode atribuir tarefas de como colocar o jogo americano na mesa para as refeições, levar o prato até a pia e guardar as roupas e sapatos que usou.

– De 5 a 7 anos

Nessa faixa etária, a criança entende mais o que é responsabilidade. Portanto, arrumar a própria cama quando acordar, manter o quarto organizado, colocar comida para os animais de estimação, esvaziar o lixo do banheiro e regar as plantas já podem ser tarefas de seu filho.

Acima de 8 anos

Com mais habilidades motoras, a criança já pode ajudar a lavar a louça, por exemplo, tirar o pó de alguns objetos, colocar as roupas na máquina de lavar ou, até mesmo, tirá-las do varal.

Comece a mostrar as atividades de forma leve, ressalte como o que ela faz é importante para você e valorize o esforço da criança. Ela vai ver algumas das tarefas domésticas como sua responsabilidade e se sentirá importante ao executá-las. Tudo isso dará à criança melhor noção de trabalho em equipe, responsabilidade e auxiliá-la a ter cada vez mais independência e autonomia.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *