Como os avós influenciam positivamente na criação das crianças?

Pais em dobro, assim são considerados os avós. Mas, dessa vez, a relação é com mais leveza e tranquilidade. A responsabilidade maior de educar fica a cargo dos pais e os avós ganham o benefício de poderem mimar um pouco mais os pequenos, já que vivenciaram toda a parte difícil com seus filhos.

Não é que os avós vão “estragar” a criança, é que, na casa deles, as rotinas e as regras costumam não ser tão rígidas, e isso pode ser muito benéfico para criança.

Benefício dos avós

Segundo um estudo realizado por James S. Bates PhD, especialista em Saúde da Família e professor na Universidade de Ohio, alguns pontos podem ser destacados da relação de avós com seus netos:

– Família

Ajudam as crianças a entenderem melhor as histórias da família. As crianças passam a ter contato com o passado, saber de onde vieram e um pouco mais de tudo o que foi vivido para chegarem até aqui.

– Ensinamento

Os mais velhos transmitem habilidades práticas e de conhecimento de vida.

– Espiritual

Ensinamento, encorajamento, conforto e conselhos espirituais costumam permear as relações entre avós e netos.

– Caráter

Os avós passam valores aos netos para que, no futuro, se tornem cidadãos éticos e responsáveis na vida em sociedade.

– Diversão

Se existe algo que não falta na relação com os netos é a diversão. Os avós organizam atividades e momentos de lazer com os pequenos.

– Identidade familiar

Os avós são os que mais costumam encorajar as relações familiares.

De fato as crianças têm uma série de benefícios em sua criação quando convivem ativamente com os avós. Esse convívio com uma geração diferente pode ensiná-las a valorizar os idosos. Essas crianças tendem a ser mais bondosas, generosas e menos ansiosas, além de terem a inteligência emocional mais desenvolvida.

Para o avós, esse convívio também é absolutamente saudável proporcionando bem-estar em relação aos que estão passivos diante dessa relação. Além disso, o estudo de James S. Bates mostra que quem cuida de seus netos têm risco reduzido de sofrer com Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.

Ou seja: a relação é benéfica para todo mundo, inclusive para os pais que podem contar com as pessoas que mais confiam para lhes dar apoio e aliviar o dia a dia.

Claro, alguns pontos sobre limites precisam ser combinados antes, mas com um pouco de conversa tudo se ajeita e todos só tendem a ganhar.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *