Por que desenvolver habilidades sociais na criança desde cedo?

Desenvolver algumas habilidades sociais.  Está aí algo que todos precisam aprender. Mas, o que de fato são habilidades sociais? Como desenvolvê-las? E por que é importante desenvolver habilidades sociais desde cedo?

Habilidades sociais

Recebe o nome de habilidades sociais o conjunto de capacidades comportamentais que são aprendidas e funcionam como base para as interações sociais.

E por que elas são tão importantes? Bem, são essas habilidades, que fazem com que exista o controle em relação ao comportamento que terão diante da sociedade, assim como suas atitudes, desejos expressos, sentimentos e opiniões, sejam elas próprias ou de outras pessoas.

As habilidades sociais nos aproximam das pessoas, nos permitem viver em sociedade e faz com que nos sintamos fazendo parte do grupo social. Elas são várias, mas podem ser divididas em três grandes grupos: confiança, comunicação e conexão.

– Confiança

É com essa habilidade que a criança aprende a acreditar em si e no seu potencial, a ter autoestima e autocontrole.

– Comunicação

Para expressar e defender a própria opinião de forma não agressiva e eficaz. Aprender a escutar, contestar, persuadir, exemplificar e manter um diálogo saudável.

– Conexão

Esse talvez seja o mais difícil dos três grupos, porque aqui é onde a criança aprende a lidar com as próprias emoções e de como desenvolver a empatia.

É muito importante que as crianças aprendam desde cedo a desenvolver suas habilidades sociais, já que é por meio dela que as crianças são inseridas e se desenvolvem no ambiente em que vivem, que interagem e, também, evita-se alguns possíveis problemas futuros como: isolamento, conduta questionável e transtornos relacionados a ausência.

Como desenvolver habilidades sociais?

Para que os pequenos tenham mais facilidade de desenvolver habilidades sociais, eles precisam do auxílio dos pais, já que essa é a primeira forma de convívio e interação com outras pessoas. E aos pais cabe ensinar:

– Lidar com emoções

Quando pequenas, as crianças ainda não conseguem nomear as emoções, já que não sabem reconhecê-las muito bem. Os pais precisam ajudá-las a entender o que sentem, a nomear os sentimentos e lidar com eles. Dessa maneira, elas conseguirão aprender sobre empatia também.

– Independência

Muitas vezes a tendência dos pais é fazer tudo pelos filhos e não deixar que eles desenvolvam sua autonomia. Não é por mal, claro, mas pela vontade de que o filho não sofra nunca. No entanto, é importante que a criança sinta e veja que existem atividades que ela pode realizar sozinha e isso ajuda na formação da autoestima, faz com que ela se sinta mais segura para se relacionar e conviver com outras pessoas.

– Interações sociais

Conviver, interagir, fazer parte de ambientes e socializar. As crianças precisam estar seguras para colocar em prática todo o aprendizado.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *