As fases do desenvolvimento infantil

O desenvolvimento infantil é caracterizado por marcos, onde são esperados determinados comportamentos das crianças. Mas o que a gente deve esperar? É fato que a maternidade é repleta de ansiedades, inseguranças e descobertas, principalmente quando o assunto é o desenvolvimento de nossos filhos.

Mantenha, calma! Cada criança tem o seu tempo e esses marcos são variáveis dentro de um determinado período. Então, não precisa se desesperar, é só controlar a ansiedade e ficar atenta a alguns pontos, que mostraremos aqui.

Desenvolvimento Infantil

Jean Piaget, um dos mais importantes pensadores do século XX, afirmava que a criança aprende construindo e reconstruindo o seu pensamento, por meio da assimilação e acomodação de suas estruturas. Ele dividiu esses estágios de desenvolvimento da seguinte maneira:

Estágio sensório-motor

É a fase que vai do nascimento até os 2 anos. É nesse estágio que se dá início ao desenvolvimento das coordenações motoras. A criança aprende a separar o que ela é e o que é o resto do mundo, ou seja, ela passa a diferenciar os objetos do próprio corpo. Outro ponto são os seus pensamentos, que passam nessa fase a ser vinculados ao concreto. Esse é o período em que a criança melhora os reflexos inatos.

Estágio simbólico

Dos 2 até os 7 anos. Conhecida como fase do egocentrismo, o pensamento da criança está centrado nela mesma, ela pensa de acordo com as suas experiências individuais. A linguagem é o principal fator de socialização que se dá por meio da fala, dos desenhos e das dramatizações. É essa a fase dos “por quês” e de atribuir características ou sentimentos humanos a objetos inanimados.

Estágio operacional concreto

Dos 7 até os 11 anos. Ainda bastante egocêntrica, a criança tem dificuldade de se colocar no lugar do outro. É nessa fase que a criança será capaz de fazer tarefas mais difíceis e complexas, como problemas de matemática. A criança agora é madura o suficiente para usar o pensamento ou as operações lógicas, mas só pode aplicar essa lógica a objetos físicos.

Estágio das operações formais

Dos 11 anos até a vida adulta. É a fase de transição, de criar ideias e hipóteses de pensamento. É aqui que o aprendizado começa a ocorrer como um todo e não mais segmentado. É caracterizado pela aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato.

Alguns períodos dentro desses estágios são mais sensíveis ao aprendizado, como o desenvolvimento das habilidades motoras e o desenvolvimento cognitivo. Mas é importante ter em mente que é um processo contínuo e que não tem uma data exata para acontecer. Então não é preciso entrar em pânico se o seu filho não começar a falar ou andar na mesma idade que outras crianças. Algumas levam mais tempo para atingir um determinado estágio e está tudo bem. Por isso, é sempre importante ter um pediatra de confiança, para você conversar, tirar dúvidas e acalmar o seu coração.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *