Como escolher a escola de seu filho?

Nós sabemos que ter filhos é viver em um mundo de descobertas e, muitas vezes, inseguranças. A pergunta, “será que isso é o certo?”, passa a ser uma constante no universo dos pais.

E isso não é diferente quando chega o momento de escolher a escola que os pequenos vão estudar. São muitas dúvidas, já que será o lugar escolhido para nos ajudar na educação de nossos filhos.

Escola certa

Formar um ser humano não é lá uma tarefa muito fácil. Muitos dos valores que as crianças recebem quando pequenas são levados para o resto da vida. Então, é importante estar certo do caminho a ser trilhado.

Na escolha da escola, algumas dicas podem ajudar:

– Expectativa

É preciso saber o que você espera da escola de seu filho. Se quer que ele tenha uma educação mais rígida, mais voltada para artes ou mais religiosa, por exemplo. Quando os seus valores estão em sintonia com os da escola, a tendência de acerto é maior.

– Didática da escola

É importante avaliar qual a didática adotada pela escola, e se é essa a maneira que você busca para que o seu filho aprenda. Além disso, veja quais são as atividades extracurriculares, e se isso se enquadra no que você quer.

– Horário de funcionamento

Os horários de aula precisam estar de acordo com os seus. Se você precisa deixar o seu filho na escola às 7h, por exemplo, e as aulas só começam às 7h30, confirme se terá alguém na secretaria para ficar com seu filho. O mesmo procedimento para o caso de você se atrasar, por alguma eventualidade.

– Localização e preço

As questões práticas também devem ser levadas em consideração. É legal escolher uma escola perto de sua casa ou que faça parte de seu trajeto diário, caso queira levar e buscar o seu filho todos os dias. Se for optar pelo transporte, avalie quanto tempo a criança ficará no trânsito e se isso não será muito cansativo para ela.

Veja se a escola cabe no seu bolso, pois além da mensalidade você terá: uniforme, material, lanche, passeios e algumas despesas extras que aparecem no meio do caminho.

Depois de analisados esses pontos, faça uma lista das escolas que se enquadram. É legal, até, fazer uma lista de prós e contras. Com isso em mãos, agende visitas para conhecer o espaço, os profissionais e sentir um pouco do ambiente. É interessante, também, levar a criança para conhecer a escola. Dessa maneira, você verá se ela se sente à vontade lá e se gosta do local onde passará boa parte de seus dias. Isso te ajudará a fazer a escolha certa.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *