Amamentação: tire suas dúvidas

A amamentação é a única alimentação que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A indicação é que a criança mame até os dois anos para evitar doenças diversas.

Amamentar é um processo que pode causar dor e frustração, mas é o período de maior laço afetivo entre a mamãe e o bebê, sendo responsável por diversas reações emocionais positivas. Além disso, vai garantir a saúde do pequeno e a sua também, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a amamentação previne o câncer de mama e de ovário.L

Sendo assim, como enfrentar os problemas comuns da amamentação? Vamos conversar sobre isso.

Amamentação

Amamentar é uma decisão única e exclusiva da mulher. Por outro lado existem mães que querem amamentar e não conseguem por questões biológicas ou psicológicas, como ansiedade, estresse, baixa autoestima ou dores.

A pressão em cima da responsabilidade sobre o aleitamento materno que as mães sofrem acaba promovendo muita ansiedade, podendo inibir a descida do leite.

Portanto, leia algumas dicas que separamos aqui, para você se tranquilizar nesse momento delicado e tão especial.

– Dor

A dor não é normal! Isso mesmo que você acabou de ler. A mãe só vai sentir dor quando a pega estiver errada. No começo a mulher pode sentir sensibilidade, mas caso provoque dor é sinal de que precisa rever como o bebê está sugando.

De acordo com a pediatra Dra. Keiko Teruya “para o posicionamento correto, a criança deve estar com o corpo bem próximo ao corpo da mãe e a boca bem de frente da região aréola mamilar; a cabeça e tronco alinhados, ou seja, a criança não pode estar torta e, se o bebê ainda for pequeno, suas nádegas devem estar apoiadas. Pega correta significa a boca do bebê bem aberta, lábio inferior virado para fora, queixo encostado no peito da mãe e aréola visível acima da boca do bebê. Se ela sugar só na pontinha, o leite não sai e a mama dói”.

Você pode participar de grupos de estudo durante a gestação. No hospital que você está realizando o pré-natal é comum que programem pequenos cursos sobre aleitamento e diversas questões da maternidade.

– Produção de leite

Dormir bem, se hidratar, manter uma alimentação saudável e evitar o estresse durante o período de amamentação contribui para a produção de leite. Além disso, a própria sucção do bebê estimula a saída de leite, portanto, inicialmente, certifique-se que a pega está adequada.

– Medicamentos

Vários medicamentos são liberados no período de amamentação, mas é de extrema importância que você consulte o seu médico antes de ingerir qualquer um deles. Nunca se automedique nessa fase.

Para as pílulas anticoncepcionais existe a restrição das que contêm estrogênio na composição. Portanto, também é fundamental que você receba orientação médica a respeito do método contraceptivo durante o pós-parto. Ainda mais porque durante a amamentação pode acontecer uma gravidez e existe a recomendação de pelo menos um ano para tentar um próximo filho.

– Alimentação

Se alimentar bem é fundamental para garantir a sua saúde e a do bebê. Sua rotina vai mudar, em alguns dias você não vai dormir o suficiente, por exemplo. Portanto, manter uma alimentação balanceada vai te dar suporte nesse momento.

Além disso, tudo o que você consome passa para o bebê no leite. Portanto nada de álcool e coma com moderação chocolate e produtos cafeinados. Consulte o seu médico, ele pode te orientar a respeito do que deve ou não deve ser consumido, principalmente se o seu bebê apresentar alergia a algum alimento.

São várias dúvidas durante a gestação e no puerpério, e a amamentação não ficaria de fora. Primeiramente, durante a gravidez, dialogue com a equipe médica, participe de fóruns, palestras e cursos sobre o tema para entender as condições.

Em suma, preserve a sua saúde mental, garanta uma boa alimentação e esteja disposta a aprender.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *