A importância da disciplina na vida de seu filho

A disciplina é uma conduta que assegura o bom funcionamento da sociedade e proporciona bem-estar aos indivíduos. Além disso, ela é importante para estabelecer regras e limites para o seu filho.

É certo que cada família tem os seus costumes e organizações internas que devem ser respeitadas para que a ordem na casa se estabeleça. Além disso, promover a disciplina desde cedo com o pequeno garante um adulto que saberá cumprir regras e se portar diante de qualquer situação.

Portanto, como promover a disciplina dentro de casa para que seja algo rotineiro?

Importância da disciplina:

A disciplina é uma maneira equilibrada de ensinar os filhos não sendo totalmente permissivo, mas também sem rigidez abusiva.

É importante lembrar que essa disciplina da qual nos referimos aqui é focada no respeito à criança, mostrando regras de forma firme e segura, porém totalmente baseada no afeto.

Portanto:

– Seja objetiva

As regras e limites precisam ser explicados de maneira objetiva. A criança ainda não entende certas necessidades, portanto seja simples e específica quanto ao que você espera que ela faça.

– Consequências

O diálogo é fundamental em qualquer momento e aqui não seria diferente. Por isso, quando for explicar de forma simples o que deve ser feito, mostre as consequências caso a criança não o faça.

Por exemplo: a regra é que a criança guarde todos os brinquedos depois de brincar. E por que isso é necessário? Além de manter a organização da casa, a criança vai sempre encontrar todos os seus brinquedos no mesmo lugar que guardou. Também é relevante mostrar a responsabilidade dela quanto ao cuidado com suas próprias coisas.

– Castigo

É no diálogo sobre as consequências que, se existir castigo por mau comportamento, a criança deve ser avisada. Lembrando que isso nunca inclui palmadas ou gritos e que, se prometer algo, cumpra.

Se você ameaçou tirar a TV por dois dias, faça ou não prometa o castigo. Descumprir o que prometeu tira a credibilidade de sua fala e de sua autoridade diante da criança.

– Saiba elogiar

Se todas as coisas estão sendo executadas de maneira harmônica, valorize o seu filho! É importante enfatizar a ação e não a pessoa. Diga “como você fez bem as suas tarefas hoje”, e não “como você é incrível. Você é a melhor pessoa, etc.”

No momento de criticar, também foque na ação e não na criança: não diga “você é uma criança mal-educada. Que criança feia, etc.”, e sim reforce a ação, mas de maneira educativa como “você foi grosseiro com o seu coleguinha. Ele se sentirá melhor se você se desculpar”.

Dessa maneira você não causa trauma na autoestima da criança, mas colabora com os ensinamentos necessários.

– Seja firme

Como falamos, se prometer cumpra. Se a regra é ir para a cama às 22 horas, que isso seja feito diariamente. Apenas em casos como férias ou datas especiais essa regra pode ser quebrada. Mas é preciso que a criança esteja ciente do motivo de poder “burlar” a regra com o seu consentimento.

Disciplina e tom de voz

Você não precisa gritar com a criança ou usar de força física, para conseguir que ela te obedeça. Isso vai fazer com que o pequeno não aprenda e sim te obedeça apenas por medo. É relevante ter cuidados como:

– Se abaixar na altura da criança para falar com ela;

– Manter um tom de voz tranquilo;

– Dizer as palavras mágicas como “por favor” e “obrigado”.

Assim como estabelecer rotina, a disciplina é algo que requer paciência e dedicação. Entender quais são as regras da casa e da família, saber passar as informações de maneira adequada e monitorar, sempre focando no aprendizado de seu filho e não na punição.

Esteja aberta para o diálogo. Entender o motivo da criança em não respeitar determinada regra, pode ajudar na construção de um relacionamento e também para saber conduzir a atividade de outra maneira.

Primeiramente ser o exemplo positivo para o seu filho continua como uma das regras de ouro, já que você é a referência para ele em tudo. Portanto, não se esqueça de agir de maneira amável e tolerante, para garantir um lar saudável e agradável para todos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *