Como ensinar o seu filho a cuidar do meio ambiente

No dia 5 de junho comemora-se o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, e aproveitando a data, vamos conversar um pouco sobre como estimular e ensinar as crianças a preservarem a natureza.

Em 1972, por meio da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, definiram o termo como “o meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.”

O meio ambiente afeta diretamente as vidas existentes no planeta. É por meio dele que temos ar, água, clima, energia, entre outros recursos físicos. Da mesma forma, é no ambiente que encontramos as vegetações, animais, solo, micro-organismo e todo o conjunto ecológico que faz funcionar todo o sistema natural.

Dessa maneira, preservar o meio ambiente é cuidar da vida e de nosso planeta para as próximas gerações. É dispor de saúde e condições favoráveis para se viver no planeta Terra. Então, como podemos ensinar nossas crianças a cuidarem do local onde vivem?

Como ensinar o seu filho a cuidar do meio ambiente

Para proporcionar qualidade de vida para os seus filhos, hoje e no futuro, é preciso cuidar do meio ambiente. Portanto é importante criar alguns hábitos dentro de casa, como:

  • Não jogar lixo no chão.
  • Não desperdiçar água: fechar a torneira ao escovar os dentes, não demorar no banho, entre outros.
  • Não causar danos às árvores e aos animais.
  • Aprender a separação correta do lixo.
  • Não desperdiçar comida.

Entre tantas outras atividades que você pode colocar como regras dentro de casa, para garantir uma consciência ambiental.

É importante explicar o porquê de cada uma dessas regras. Isso contribui com o entendimento desde pequeno. Além disso, promover atividades educativas, como reaproveitamento de brinquedos ou ensinar a doar roupas que não estejam desgastadas, mas que ele não usa mais, por exemplo.

Outra forma divertida é levar a criança para o parque e praticar atividades ao ar livre. Dessa maneira ele vai ter contato com a natureza e com animais diferentes. Se vocês tiverem um local para plantar uma árvore, incentive-o a fazer esse ato. Você também pode ensinar a regar as plantinhas ou até ajudar com a horta, caso tenham.

– Regras dos 3 R’s

Os 3 R’s, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, fazem parte da política do consumo consciente e um caminho para a solução dos problemas relacionados com o lixo. Atividades simples como substituir a sacola de plástico no supermercado pela reutilizável, usar os potes de sorvetes para guardar alimentos ou outros materiais, ou ainda, reaproveitar os papeis da casa, repensando sobre os seus atos de consumo e os impactos que eles provocam sobre a natureza.

 – Respeito aos animais

Para as famílias que possuem animais de estimação uma regra já deve existir que é a de respeitar os animais. Não maltratar, oferecer cuidado e proteção, isso também vai contribuir com o senso de responsabilidade do pequeno. Portanto, incentive sempre a ter carinho com os bichinhos, mesmo que esses não sejam animais domésticos.

De modo geral, tem como trazer a consciência ambiental desde cedo com atividades lúdicas e divertidas para o pequeno. Seja sempre aberta com o seu filho, explique o motivo de cada cuidado, com a água, com os animais, com a natureza, com o alimento e tudo o que for de recurso natural.

As crianças de modo geral são curiosas e muito engajadas. Então aproveite o momento e crie hábitos, rotinas e cultura. Portanto, dê o exemplo e promova em casa um ambiente onde todos sejam preocupados com o meio ambiente e seus recursos. Aproveite passeios ao ar livre e qualquer oportunidade de fazer a criança se envolver com a natureza. Tenha paciência e pesquise métodos fáceis de introduzir essa visão para dentro de casa. Se cada família fizer a sua parte, nós podemos mudar o mundo! 

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *