Importância da amizade na infância

A amizade na infância contribui para o desenvolvimento social e emocional dos pequenos, pois é por meio dessa relação que eles aprendem a conviver e a entender as diferenças.

O conceito de amizade das crianças é diferente dos adultos. Para elas, o importante é a brincadeira e a aventura de descobrir coisas novas juntas. Portanto é fundamental que os pais estimulem esse contato para contribuir com a vida do pequeno.

Amizade na infância

Importância da amizade na infância

Nós somos seres sociáveis desde sempre e é na infância que aprendemos a nos relacionar com o outro e a encarar desafios, entendendo as diferenças e mantendo vínculos.

Relacionando com outras crianças da mesma idade e desenvolvendo uma amizade faz com que o seu filho entenda melhor sobre si mesmo. Isso porque existe uma troca de experiências e com elas o seu pequeno vai entender se gosta ou não, com a que mais se diverte ou até mesmo com a que não se sente bem.

Quando as crianças não conseguem fazer amigos elas podem se sentir isoladas. Quando o pequeno se sente rejeitado por outras pessoas isso pode contribuir com a ansiedade e até mesmo depressão.

Dessa maneira, quais são os pontos positivos de uma amizade na infância?

– Conflitos

Amizade na infância

O seu filho vai aprender a lidar com conflitos de relacionamento e socialização. Por isso, cabe a você orientá-lo de uma maneira que ele saiba resolvê-los na base do diálogo e do respeito.

– Criatividade

Estando com outras crianças, o seu filho vai desenvolver a criatividade e a imaginação na hora de inventar brincadeiras e histórias. Dessa maneira, quando adulto, vai aprender a ser criativo no momento de propor soluções para as adversidades durante toda a vida.

– Compartilhar

Amizade na infância

Convivendo com outras crianças, o seu filho vai aprender a compartilhar. Dessa maneira, dividir brinquedos, comida e espaço faz com que a criança entenda que nem tudo gira em torno do mundo dela e que compartilhar é importante para a brincadeira continuar.

– Como os pais podem ajudar

Uma das responsabilidades dos pais é garantir que os seus filhos sejam bons amigos, pois amizade é uma troca. Ensine-os sobre respeito, diferenças, o espaço do outro, dividir as coisas, expressar sentimentos, entre outros.

– Nutrindo a amizade na infância

Conforme as crianças vão crescendo, as suas necessidades com os amigos mudam. O que era brincadeira e diversão, no futuro se tornará parceria e companheirismo. Nutrir bons relacionamentos na infância só trará benefícios sociais e psicológicos para o seu filho. Incentive o pequeno desde cedo a estabelecer relações de amizade e promova situações para que esse convívio seja saudável e muito divertido.

Outro fator relevante é que o seu filho seguirá o seu exemplo. Portanto, mantenha vínculos saudáveis e procure levá-lo junto nos passeios com os amigos da família. Garanta que a criança cresça em um ambiente plural e que valorize as amizades e as diferenças. Em síntese, esteja aberta para ajudar o pequeno a ser um bom amigo e a conservar boas amizades também.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *