Importância da brincadeira ao ar livre

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento motor e sensorial das crianças, e melhor ainda se for ao ar livre. Os benefícios são diversos, como vitamina D, exposição ao sol, socialização, movimentação do corpo e, também, diversão.

As crianças adoram brincadeiras de correr e essas atividades são ótimas para entender noção de distância e espaço, por exemplo. Além, é claro, de sair do sedentarismo e ficar imune de doenças modernas como a obesidade.

Brincadeira ao ar livre

Importância da brincadeira ao ar livre

A brincadeira ao ar livre tem diversos benefícios para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. É por meio dela que o pequeno poderá simplesmente correr, fazer atividades que sejam mais expansivas, interagir com pessoas diferentes e criar vínculos fora de seu nicho, além de se divertir muito.

Então para isso:

  • Leve os brinquedos que favoreçam movimentos diversos, como pipa, bicicleta, bola, bola de gude, bambolê, skates, patins, etc.
  • Deixe os dispositivos eletrônicos, como tablet e smartphone, em casa.
  • Brincadeiras da nossa infância, como pega-pega, pique-esconde, entre outras que envolvem corrida, são ótimas para desenvolver a agilidade e a noção de espaço.
  • Brincadeiras cantadas como cirandas, de roda e pular corda, além de deixar o momento mais divertido contribui com a coordenação motora e desenvolve o ritmo do pequeno.
  • Jogos com bola, como futebol, queimada, handball, entre outras, normalmente são feitas em grupo e promovem interação e muito movimento.

– Os sentidos

As atividades ao ar livre estimulam todos os sentidos. A criatividade fica mais aflorada, já que qualquer coisa vira um brinquedo. Além disso, a criança faz movimentos maiores e diferentes do que acontece dentro de casa, usando mais as funções do corpo.

– Atividade física

Como as brincadeiras ao ar livre são feitas em pé, normalmente andando, pulando ou correndo, isso faz com que o corpo se movimente, deixando o pequeno imune da obesidade e do sedentarismo. Dessa maneira, involuntariamente a criança está praticando uma atividade.

Portanto, o sono, a alimentação e a saúde ficam melhores e a ansiedade ou depressão passam longe.

– Socialização

Atividades ao ar livre promovem novos encontros. As crianças fazem novos amiguinhos. Sendo assim a timidez fica de lado e a diversão é o foco, fazendo com que o pequeno queira ter novos colegas.

– Brincadeiras ao ar livre ajudam a fortalecer o sistema imunológico

O contato com crianças, ambientes ou animais diferentes, faz com que o pequeno aumente a imunidade. Isso porque provavelmente vai ter aquele “machucadinho” típico de uma ida ao parque, que acontece porque a criança cai ou se arranha em algum galho ou até mesmo na unha do coleguinha, entre tantas outras formas.

De modo geral, a criança também cria uma consciência ambiental, já que ela se sente pertencente àquele cenário. Esse é um ótimo momento para conversar com ela sobre preservação do meio ambiente e de como ela pode cuidar daquele local.

Em síntese, a família fica mais próxima, a criança se torna mais ativa e o corpo se desenvolve de uma forma completa. Da mesma forma a percepção de mundo começa a ser criada. Vale a pena investir em um piquenique no parque da cidade, ir para chácaras ou fazendas, convidar os amigos e familiares para brincar no parquinho ou para jogar bola em algum lugar aberto em sua região, entre outras. Você também pode usar a imaginação e a criatividade para elaborar atividades ao ar livre de maneira que todos se divirtam muito. 

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *