Como ensinar o seu filho a respeitar as diferenças?

Diante de tantas pessoas com costumes, valores, crenças e culturas tão divergentes, como ensinar o seu filho a respeitar as diferenças?

Saber conviver com a singularidade do outro é a chave para a palavra do momento: a empatia.

Empatia é saber sentir a dor do outro, se colocar no lugar da pessoa. Mas como ser empático se existe dificuldade em respeitar as diferenças?

O momento ideal para trabalhar esse valor é na infância. A criança precisa aprender, desde cedo, a não menosprezar o coleguinha por pensar e agir diferente dela.

Como ensinar a criança a respeitar as diferenças?

Respeitar as diferenças do outro não é uma tarefa fácil, mas como você pode orientar o seu filho para que essa atitude faça parte da vida dele?

A criança que aprende sobre tolerância, na fase adulta terá mais oportunidades na educação, nos negócios e diversas áreas da vida. Isso porque, para conviver em sociedade, é necessário ter a capacidade de entender, aprender e trabalhar com pessoas diferentes.

– Sejam exemplos

É com os pais e na convivência familiar que os filhos aprendem valores que impactam a forma de agir até na fase adulta. Por isso, você deve estar atento com suas atitudes diante de acontecimentos e observar o seu comportamento.

No dia a dia demonstre respeito ao próximo, não fazendo piadas discriminatórias e sem criar estereótipos.

Comece também dentro de casa, valorizando a personalidade de cada membro da família.

Além de seu comportamento, outra maneira de mostrar exemplos e reforçar o respeito ao próximo é por meio de filmes, histórias e brincadeiras que tragam esse tipo de ensinamento.

Faça da tolerância um princípio fundamental de seu lar.

– Invista em seu filho

Para que o seu filho se torne um adulto com princípios e valores importantes, saudável físico e mentalmente é necessário investir em seu desenvolvimento. Esse investimento não necessariamente é financeiro.

Para ensinar sobre respeito ao próximo você pode começar com:

– Fortalecimento da autoestima da criança

Uma criança com autoestima saudável só tem a ganhar. Mas, nesse caso, é importante que ela saiba, primeiramente, valorizar quem ela é, sua personalidade, crenças e forma de agir.

A partir disso, ela compreende que não precisa diminuir o coleguinha para se sobressair. O hábito da tolerância deve ser estimulado desde pequeno.

– Proporcione novas experiências

Viagens para locais com outras culturas, filmes e livros com histórias de personalidades diferentes entre si, levar o filho para brincar no parque ou algum local público que ele possa conhecer novas crianças e estabelecer novos laços, por exemplo.

Permita que ele descubra o mundo através dos olhares de pessoas diferentes. Proporcionar novas experiências contribui para o desenvolvimento da criança, além de evitar que ela fique em uma bolha e acomodada com o mundo onde todos que a cercam pensam e agem da mesma maneira.

É importante entender que respeitar as diferenças do outro não significa abrir mão de seus valores, crenças e tradições. A personalidade de cada indivíduo é importante, mas é possível que a família encontre maneiras de exercer a tolerância sem deixar de honrar a sua própria herança cultural.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *