Você brinca com os seus filhos?

Já sabemos que o brincar é parte importante e essencial do desenvolvimento infantil. É dessa maneira que a criança aprende sobre o universo e consegue se expressar. O ato de brincar é fundamental para que a criança desenvolva habilidades intelectuais e emocionais essenciais no futuro.

É na brincadeira que a criança exerce a sua criatividade, aprende a se comunicar e a ter empatia pelos outros. O brincar traz ganhos socioemocionais, ensina a lidar com regras e a entender limites.

Brinque com seu filho

Na correria dos dias sobra pouco tempo para fazer coisas que gostaríamos, e entre elas é brincar com as crianças. Acontece que é por intermédio das brincadeiras entre pais e filhos que conseguimos entender um pouco melhor o universo infantil.

Mais importante do que o presente é estar presente. Quando você senta para brincar com o seu filho, independentemente do tempo, ele sente que é importante, que os pais estão dispostos a conhecer o mundo dele. Esse é um momento de cumplicidade, de troca, que fortalece vínculos e gera confiança.

Enquanto estiver brincando com seu filho esteja inteiro nesse momento, sem olhar o celular. Você não pode considerar esse momento com um dever, e sim como algo que vai dividir com o seu filho.

Além disso, quando você não brinca com o seu filho, ele deixa de realizar com a família coisas que gosta e passa a ser mais resistente às atividades que a família sugere, já que essa é uma maneira de demonstrar que não está satisfeito.

Conforme as crianças crescem, as cobranças pela presença podem ficar mais agressivas: elas passam a responder de forma mais ríspida, tendem a achar que outros pais são melhores e começam a agir de forma oposta às ações esperadas.

É importante para a saúde emocional e desenvolvimento dos pequenos que os pais brinquem com eles. Que estejam disponíveis, que se mostrem felizes e satisfeitos em vivenciar com as crianças aquele momento tão gostoso.

Sugira brincadeiras, reviva algumas de sua época de infância, aprenda brincadeiras novas que o seu filho tem para ensinar e mostre para ele o quão bom é para você estar ali. Com certeza, isso vai fazer bem para vocês dois.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Brincar com outras crianças é importante! Saiba o porquê! - Porque brincar faz bem - […] quer brincar. Seja sozinha, com os pais, com adultos ou com outras crianças. Para elas, o que importa é…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *