O papel do pai na criação

Sabemos que a função paterna é extremamente importante na criação e no desenvolvimento da criança. Dessa maneira, hoje vamos falar sobre a sua importância na dinâmica familiar.

Desde o momento da maternidade, o pai tem a função de apoiar a mãe que está passando por mudanças hormonais, físicas e sociais em sua vida. Sendo assim o pai sempre tem papéis importantes, que merecem atenção e dedicação.

O papel do pai

O papel do pai na criação

Agosto é o mês dos pais e o intuito deste artigo é valorizar o papel deles na vida e na criação do filho. Mesmo que a mãe tenha carregado o bebê na barriga, o que acaba gerando um vínculo natural, o pai pode estreitar essa relação de outras maneiras como:

  • Colocar o bebê para arrotar após as mamadas;
  • Dar banho;
  • – Fazer dormir;
  • – Acompanhar a visita no pediatra;
  • – Ou qualquer outra atividade simples do dia a dia, que faça nutrir esse laço de amor entre pai e filho.
O papel do pai

Cada vez que o pai participa desses momentos, o bebê associa o cheiro e a voz de seu papai a movimentos que o farão se sentir mais seguro e confortável. Dessa maneira é relevante que a mamãe dê espaço para que o pai possa realizar essas ações.

Isso porque o pai é a terceira pessoa nessa relação entre mãe e filho. O bebê possui naturalmente mais vínculo com a sua mamãe, devido ao período de gestação e amamentação, principalmente durante a licença maternidade, onde ela se dedica em tempo integral ao pequeno. Portanto, o pai precisa ter o seu lugar, com o objetivo de fortalecer o filho para a vida individual e social, promovendo a segurança, a autoestima e a independência do pequeno.

Para isso, a relação desde o nascimento é fundamental para estreitar esse convívio e desenvolver essas questões na criança.

O papel do pai

– Ausência do pai na vida da criança

Algumas pesquisas no decorrer dos anos comprovam que a não participação do pai na vida do filho pode aumentar a chance de comportamentos de risco como ansiedade, devido ao sentimento de rejeição e insegurança. A ausência do pai não é medida apenas quando ele não vive com a criança. Mesmo que o pai more na mesma casa do pequeno, mas não se relaciona com ele, isso pode gerar um afastamento e todo o potencial de relação que eles poderiam ter se perde no decorrer do tempo.

Em síntese, o pai deve estar presente e participante na vida de seu filho com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, autoestima e bem-estar. Além, é claro, de manter sempre um bom diálogo com a mãe do pequeno, para que ambos tenham as suas funções estipuladas e cada um possa ter o seu espaço.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *