Primeira consulta do bebê no pediatra

A primeira consulta do bebê no pediatra deve acontecer, no máximo, até o décimo dia após o nascimento. Essa será a primeira de muitas visitas no decorrer dos próximos anos.

A função do pediatra é acompanhar o desenvolvimento físico e psíquico da criança. Ele é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças, desde o nascimento até a adolescência.

Portanto é nas consultas de rotina que você vai acompanhar questões básicas, como crescimento, ganho ou perda de peso, além das orientações sobre questões que envolvem o dia a dia da maternidade.

Primeira consulta do bebê no pediatra

Na primeira visita ao pediatra ele vai conferir peso e altura, para poder acompanhar o desenvolvimento. Além disso, o médico vai realizar perguntas sobre a gestação e o histórico familiar. Da mesma forma, ele pode tirar dúvidas a respeito dos cuidados básicos do bebê, como amamentação, banho, entre outras.

– Como escolher um bom pediatra

É relevante que você escolha um pediatra ainda na gestação para que, assim que sair da maternidade, vá na primeira consulta. O ponto principal é conferir se o médico é reconhecido pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Para isso peça indicação de parentes e amigos, faça uma pesquisa no Google e verifique se o profissional não tem nenhuma reclamação nas redes sociais ou sites específicos.

Quando a escolha foi feita, questione sobre a disponibilidade dele em atender a sua família em casos de emergência como um telefonema para uma consulta urgente, por exemplo.

– O que levar na primeira consulta com o pediatra?

Para a primeira consulta no pediatra leve o formulário que receberam na maternidade, pois nele existem dados relevantes sobre o parto, como o peso, se foi cesárea ou normal e alguns testes realizados após o nascimento, como o do pezinho e do olhinho. Os exames realizados durante a gestação também são relevantes.

– Tire suas dúvidas

A primeira consulta com o pediatra é fundamental para tirar todas as dúvidas que vocês ainda têm sobre os cuidados com o bebê, como sono, ritmo intestinal, vacinação, entre outras.

Em síntese, tenha um bom relacionamento com o pediatra de seu bebê, seja aberta e relate qualquer detalhe que você tenha ficado com dúvida ou que tenha te incomodado. Leve o bebê pelo menos uma vez por mês ao consultório até completar um ano, pois essa é uma fase muito importante no desenvolvimento infantil. Além das visitas ao pediatra, acompanhe o cartão de vacinas e certifique-se de que as doses estão corretas. Dessa maneira você vai garantir a saúde de seu filho e evitar que complicações aconteçam.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *