Vacinas obrigatórias na primeira idade

As vacinas fazem parte dos cuidados básicos das crianças e adolescentes e, no Brasil, começam logo após o nascimento com a BCG e a primeira dose da Hepatite B.

A vacina é uma das medidas mais importantes de prevenção contra as doenças. Em síntese, quando a criança é vacinada, seu corpo detecta a substância da vacina e produz anticorpos que defendem o organismo. Desse modo os anticorpos permanecem no corpo e a deixa imune a doenças causadas por vírus e bactérias.

Vacinas obrigatórias na primeira idade

É mais fácil prevenir uma doença do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem. Elas exercem grande função na proteção do organismo contra vírus e bactérias que provocam diversos tipos de doenças que podem até levar à morte.

Portanto, fique atenta ao cartão de vacina do pequeno e não perca as datas.

– Vacina BCG (Bacilo Calmette-Guerin)

A vacina BCG é aplicada assim que o bebê nasce, com dose única. Ela é responsável pela prevenção da tuberculose, doença contagiosa, produzida por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões e que, se não tratada, pode provocar sérios problemas respiratórios, emagrecimento, fraqueza e até levar à morte.

– Vacina Hepatite B (VHB)

A primeira dose da vacina contra hepatite B deve ser aplicada até 12 horas após o nascimento. A segunda dose, com um mês de vida e a terceira e última dose aos seis meses.

A hepatite B é uma doença causada por um vírus que provoca mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. Ela é grave, porque pode levar à infecção permanente do fígado.

– Vacina Pentavalente (DTPa+HB+Hib)

A vacina pentavalente, além dos componentes da vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa) e da vacina hepatite B (HB), contém componente da bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib). Ela é administrada em três doses, sendo a primeira com dois meses, a segunda aos quatro meses e a última no sexto mês de vida.

vacina previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

– Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

A vacina protege contra poliomielite ou paralisia infantil, que é causada por um vírus que vive no intestino e gera uma inflamação da substância cinza da medula espinhal.

Também é aplicada em três doses, assim como a pentavalente, aos dois, quatro e seis meses de vida do bebê.

– Vacina Pneumocócica

A vacina pneumocócica protege contra as doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, como a meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia. Dessa maneira ela é aplicada em duas doses, aos dois e quatro meses, com um reforço no décimo segundo mês de vida do bebê.

– Vacina Oral de Rotavírus humano (VORH)

O rotavírus é uma das principais causas de diarreia acentuada. A vacina oral de rotavírus é indicada em duas doses, aos dois e quatro meses de vida da criança.

– Vacina Meningocócica

A vacina meningocócica protege da bactéria meningocóco C, causadora da meningite em crianças de até quatro anos, uma infecção das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

Dessa maneira ela é indicada em duas doses, aos três e cinco meses, e reforço no décimo segundo mês de vida da criança.

– Vacina Febre amarela

A vacina, dose única, indicada aos nove meses de idade, previne contra a febre amarela que é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo causador da dengue.

– Vacina Tetra Viral

A vacina é uma atualização da vacina tríplice viral e protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). Ela é a única forma de prevenir formas graves dos distúrbios. Sendo assim, a primeira dose aos doze meses e a segunda dose deve ser aplicada aos quinze meses.

– Vacina Hepatite A

A doença é contagiosa, causada por um vírus e transmitida por alimentos, água contaminada ou por via oral de uma pessoa contaminada para uma saudável. Dessa forma, a vacina é indicada para crianças a partir de doze meses de vida. Em duas doses com intervalo de seis meses.

Para vacinar, basta levar a criança ao posto de saúde mais próximo com o cartão em mãos.

Da mesma forma, você pode optar pelo serviço em clínicas particulares, pois dependendo da vacina, você não encontra no SUS. Dessa maneira, verifique com o pediatra de seu filho como proceder em cada caso.

É importante lembrar também que os pais ou responsáveis da criança podem ser processados por negligência e maus tratos caso não vacinem o pequeno, pois o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)  estabelece que “é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”. A penalidade para a não vacinação obrigatória dos filhos é a cobrança de multa de três a vinte salários mínimos.

Além disso, se a criança morrer devido ao não recebimento da vacina os pais ou responsáveis devem ser penalizados por homicídio culposo. Entenda mais sobre esse assunto clicando no link.

Em síntese, são 12 vacinas aplicadas antes dos 10 anos de idade. Aqui mostramos somente as doses que são obrigatórias, até os 12 meses de vida do bebê. Para conferir as demais datas, acesse o Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *