Desde a gestação o bebê passa por acompanhamento médico: o pré-natal. Logo após o nascimento existe a triagem neonatal e, a partir de então, começa o acompanhamento que deve fazer parte de toda a sua infância.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca alguns pontos importantes que o pediatra analisa: crescimento, vacinação, nutrição, e com isso prevenção de obesidade e subnutrição, higiene, além do monitoramento de aspectos psicoafetivos e emocionais. Todas essas são medidas preventivas que contribuem para que as crianças tenham uma infância saudável.
Acompanhamento médico durante a infância
A recomendação é que durante o primeiro ano de vida, a criança visite o pediatra uma vez por mês. Durante o segundo ano, uma vez a cada três meses. E dos 3 aos 7 anos, uma vez a cada seis meses.
A SBP destaca a importância do acompanhamento médico, principalmente, durante os primeiros cinco anos de vida, que é a fase chamada de “Pleno Desenvolvimento”.
Acontece que o acompanhamento com o pediatra nesses primeiros anos de vida é fundamental para controlar o gráfico de crescimento, o Índice de Massa Corporal (IMC) e o desenvolvimento motor e sensorial dos pequenos.
Apenas assim, é possível ver se a criança se desenvolveu dentro do esperado.
Além disso, com esse acompanhamento rotineiro, é possível identificar e tratar desde o início qualquer problema que possa surgir.
Para filhos e pais
Além de cuidar dos filhos, o pediatra cuida dos pais, também. Sim! É ele que esclarece as inúmeras dúvidas que surgem com a chegada do bebê.
O pediatra é a pessoa mais indicada para estar ao lado dos pais em todas as fases do crescimento da criança. Ele sabe o que é comum e o que é motivo real de preocupação, podendo tranquilizar e alertar sobre possíveis problemas.
O diálogo aberto entre os pais e o pediatra ajuda a identificar intercorrências que possam interferir no bem-estar da criança.
É importante confiar no pediatra de seu filho e ter nele um ponto de apoio que vai estar ao seu lado e te ajudar a manter o seu pequeno sempre saudável.