A importância do abraço na educação de seu filho

O abraço é um gesto de carinho muito poderoso. É por meio dele que a criança encontra afeto, cuidado e proteção. Aquele abraço apertado de pai para filho ajuda o pequeno a conciliar o sono, a regular a temperatura corporal e a favorecer o desenvolvimento de sua saúde emocional.

Uma pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA) demonstrou que o cérebro de crianças, cujas mães demonstram alto nível de afeto em relação às mesmas, apresenta maior crescimento do hipocampo – área ligada à memória e ao aprendizado – em comparação ao de crianças criadas com menos afeto.”

A importância do abraço na educação dos filhos

A importância do abraço para o seu filho

A família é um ambiente que precisa ser acolhedor e passar confiança. Por meio disso, a criança consegue se sentir segura para demonstrar os seus sentimentos e expressar a sua opinião. Afeto e carinho são meios importantes para dar essa abertura e o abraço faz parte disso.

O abraço transmite segurança

Por saber que é amada e querida, a criança se sente mais segura sendo abraçada por seus pais. De acordo com o livro A Terapia do Abraço, de Kathleen Keating, “o abraço lhe demonstra que não está sozinha, que pode contar conosco, e a anima a abrir-se para que possa expressar seus sentimentos. Assim, pois, lhe permite recuperar esse equilíbrio interno que, em ocasiões, as crianças não se veem capazes de administrar. A segurança e a proteção que lhes dão seus pais com um abraço pode parar condutas destrutivas iminentes de um momento dado”.

A importância do abraço na educação dos filhos

A saúde emocional é reforçada.

Com abraços e outras formas de carinho, a criança tem a sua saúde emocional fortalecida. Isso porque ela sabe que pode expressar a sua opinião, ser quem é e que vai receber apoio dos pais.

O abraço une a família.

A importância do abraço na educação dos filhos

A criança que se sente aceita e querida no ambiente familiar é mais colaborativa e tende a ter comportamentos mais afetivos também. Isso acontece por meio dos abraços e outras formas de demonstração de carinho.

O abraço é uma demonstração de carinho universal. Quando estamos em um abraço o nosso corpo libera oxitocina, que libera felicidade, que ameniza dores e promove bem-estar. Abraçar é uma forma poderosa de demonstrar que se importa e que está presente na vida do outro, e que tudo vai ficar bem. Tenha o hábito de abraçar o seu pequeno e ensiná-lo a abraçar também.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *