A hora certa de ir para a escolinha

Um dos muitos dilemas que rodam a maternidade é a hora certa de ir para escolinha. Como a licença-maternidade nos dá, no máximo, seis meses para ficar em casa com os pequenos, quando esse período acaba e a opção é voltar a trabalhar, muitas vezes, nos vemos obrigados a colocar a criança em uma escolinha.

No entanto, quando temos a opção de deixá-la com alguém, seja parente ou babá, a dúvida é qual o momento certo de ir para a escola?

Hora de ir para a escolinha

No Brasil, a lei exige que crianças a partir de quatro anos sejam matriculadas na Educação Infantil. Mas, muitas escolinhas já aceitam matrículas bem antes disso, a partir de um ano de idade. Porém, será que essa é realmente a melhor escolha?

Um estudo feito pelo National Institute of Child Development descobriu que crianças que frequentam escolinhas apresentam melhor desempenho escolar na adolescência, assim como um vocabulário mais extenso. Esses benefícios aparecem em crianças que frequentam a escola a partir dos três anos, que é a idade em que surge a necessidade de desenvolver o contato social e autonomia para conviver em grupo.

O britânico Steve Biddulph, autor do best seller de psicologia infantil “Criando Bebês Felizes”, afirma que as crianças devem ficar em casa até os três anos de idade. O motivo para isso é a inadequação das creches modernas às necessidades das crianças dessa idade, que, segundo Biddulph, precisam muito mais de amor e carinho do que de brincadeiras com gente estranha.

O autor afirma ainda que antes dos três anos as crianças veem as outras mais como fonte de concorrência do que como companhia, e forçar essa interação social pode atrapalhar o aprendizado.

Nesta fase, é importante que os pais estejam presentes na vida da criança e acompanhem o desenvolvimento das atividades propostas na escolinha. Os educadores são preparados para informar aos pais os traços de personalidade e socialização que precisam de maior atenção e juntos, pais e educadores conseguem definir o que é melhor para a criança.

No seu tempo

Colocar o seu filho em uma escolinha antes dos três anos pode não ser tão benéfico, no entanto, se houver a necessidade ou se você sentir que ambos estão preparados, não há problema grave nisso.

Cada mãe, assim como cada criança, tem o seu tempo. É preciso olhar com calma e carinho a situação como um todo, para definir o melhor para vocês. E, sem dúvidas, você fará o melhor!

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *