Por que o choro é importante?

Quando um bebê nasce, ele não tem outra maneira de se comunicar além do choro. Sabe aquele antigo ditado: “quem não chora não mama?”. Então, é exatamente isso: se os bebês não chorassem, dificilmente saberíamos que eles precisam de algo.

Acontece que as crianças crescem, aprendem a falar, mas não deixam de ter a necessidade de chorar. Muitas vezes o choro não é sinal de manha ou birra, é uma válvula de escape importante, além de ser um meio de comunicação.

Choro, sim!

Como antes de falar, os bebês estão acostumados a chorar para conseguirem o que querem, é natural que conforme forem crescendo, mantenham isso. Sabemos que a necessidade de chorar diminui conforme a fala é desenvolvida, mas o choro é importante e traz benefícios:

Acalma

Chorar ajuda a aliviar as tensões. Como as crianças ainda não têm muito controle das emoções, o choro acaba por ser essa válvula de escape que acalma.

Ajuda

O choro passa uma mensagem de necessidade de ajuda imediata. Geralmente as crianças têm dificuldade de esperar, e algumas vezes o ato de chorar funciona para chamar a atenção, no intuito de suprir alguma de suas carências, o mais rápido possível.

Relaxa

Chorar provoca a liberação de neurotransmissores e hormônios que causam bem-estar e relaxamento.

Criar laços

O choro da criança ajuda a criar laços, a chamar a atenção de quem está próximo e a despertar empatia.

Deixa chorar

Crianças são seres dependentes, que precisam demonstrar as suas vontades e se sentirem acolhidas. Elas têm mais dificuldade em controlar e lidar com as emoções, acontece que o córtex pré-frontal, responsável pelas emoções, ainda não funciona completamente, por isso elas choram com mais facilidade.

Chorar é parte do mecanismo natural de cura, e ajuda a tranquilizar. Além disso, “engolir o choro” pode aumentar o estresse e dificultar a exteriorização de emoções.

Deixe que as crianças chorem quando precisarem chorar, mas converse, acolha, esteja por perto e ajude-as a superar o motivo. Afinal, todo mundo precisa derramar algumas lágrimas vez ou outra. Mas se o seu filho continuar chorando, mesmo com todos os esforços para entender o porquê do choro, peça ajuda ao seu pediatra.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *