Miopia nas crianças e o excesso de telas

A miopia é um defeito genético e a solução para retardar o seu aparecimento é evitar fatores ambientais que favorecem o problema. No caso de crianças, é importante evitar o excesso das telas, como TV, tablet e smartphone, e aumentar o tempo ao ar livre.

A oftalmologista Dra. Keila Monteiro de Carvalho, representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, explica que “o celular emite a luz azul viva e a mantém uma distância próxima do olho. Isso aumenta excessivamente a acomodação e interfere no aumento da miopia, que aumenta mais do que deveria. São cuidados que devem ser tomados até cerca dos 18 anos. Depois dessa idade, esses fatores influenciam menos na progressão”.*

Miopia nas crianças e o excesso de telas

Miopia nas crianças e o excesso de telas

O aumento dos casos de miopia nas crianças já está entre as principais preocupações dos oftalmologistas no Brasil. Segundo o médico Dr. César Lipener, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, e a visão atinge a maturidade entre cinco e seis anos de idade.

O número de pessoas míopes tem aumentado em todo o mundo e esse dado está relacionado ao uso das telas, como computadores, tablets e smartphones.

– Faça exames regularmente

Miopia nas crianças e o excesso de telas

A criança pode não avisar da dificuldade na visão ou do incômodo nos olhos, mas a consulta ao oftalmologista é necessária desde a primeira infância. Nos 30 dias após o parto já é realizado o exame do olhinho, onde detecta problemas oculares. O teste precisa ser repetido aos seis meses e com um ano de idade. Depois disso, a consulta ao oftalmologista deve ser anual.

O diagnóstico da miopia é simples e o tratamento pode ajudar a retardar a evolução da doença.

– Evite exposição excessiva das telas

Segundo documento divulgado no fim de 2017 pelo Unicef, o “Situação Mundial da Infância 2017: Crianças e Adolescentes em um Mundo Digital”, 1 em cada 3 usuários de Internet no mundo é uma criança. Além disso, diminuímos as brincadeiras ao ar livre, evitando que a criança receba luz natural, que é a escolha mais saudável.

Miopia nas crianças e o excesso de telas

Além do problema de miopia, o excesso de exposição às telas está relacionado ao aumento da obesidade infantil, sedentarismo, agressividade e problemas com o sono. Portanto, supervisione a quantidade de horas que o seu filho passa em frente às telas.

Promova mais atividades ao ar livre e em equipe, para que o pequeno se distraia com outras novidades. As telas têm a sua relevância e importância, mas não podem ser o único meio de diversão do pequeno. Outra forma interessante é priorizar que o seu filho tenha atividades extracurriculares, como alguma atividade física regularmente, por exemplo.

Não se esqueça de fazer consultas regulares ao oftalmologista e observar o comportamento de seu filho em relação aos olhos, como coceira excessiva ou vermelhidão.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *