O desenvolvimento da fala na primeira infância

Ouvir “mamãe” e “papai” é um momento muito esperado e que gera até certa ansiedade, mas muito mais que isso, essas palavrinhas representam um marco do desenvolvimento infantil: a fala.

Na verdade, essa fase começa antes das primeiras palavras serem formadas de fato: por volta dos dois a três meses, o bebê começa a balbuciar algumas vogais. A fala evolui conforme as suas habilidades vocais progridem durante a primeira infância.

As fases da fala

A primeira infância é a fase que vai desde o nascimento até os seis anos de vida, mas é durante os primeiros dois anos de idade que as crianças aprendem a falar. É ao ouvir outras pessoas falarem que elas vão reconhecer os sons e começar a entender como palavras e frases se estruturam.
Passado esse período, elas apenas aperfeiçoam a fala e enriquecem o vocabulário.

Sabemos que o primeiro meio de comunicação é o choro e, ao longo dos dias, conseguimos identificar as diferentes entonações e saber o que cada choro quer dizer.

– Aos 4 meses

Entre dois e três meses os bebês começam a balbuciar algumas vogais soltas. E por volta dos quatro meses é comum que produzam sons repetidos formados por vogais e consoante como “ca”, “ba” ou “agu”, por exemplo.

– De 5 a 9 meses

A criança tende a imitar padrões e sons emitidos pelos adultos e é nessa fase que começam a soltar “mama” e “papa”.

– Entre 12 e 18 meses

Na fase de um ano a criança começa a entender que a fala expressa as suas necessidades. Aqui é importante que os pais estimulem essa fala. Por exemplo: se a criança aponta para a água quando a quer, cabe aos pais a tarefa de falar: “Água? É a água que você quer? Eu não consigo entender muito bem. Você consegue dizer água?”, ao invés de atender o simples gesto feito pela criança.

– Entre 18 e 24 meses

As crianças aqui aprendem uma média de dez ou mais palavras por dia e começam a formar frases básicas e simples. É preciso ter cuidado com o que fala na frente dos pequenos, pois eles são “esponjas” nessa fase.

– De 2 a 3 anos

O vocabulário da criança inclui cerca de 300 palavras e já é capaz de formar frases mais completas.

Desenvolvimento da fala: como auxiliar

A principal dica é converse! Fale, cante, explique, leia, pergunte e responda quando a criança balbucia. Isso para ela é essencial. Primeiro ela vai observar a sua boca e tentar imitar os movimentos, depois ela vai tentar repetir os sons e, por fim, reproduzirá as palavras!

Lembre-se que cada criança tem o seu tempo e que algumas podem demorar um pouco mais do que outras para falar. Converse sempre com o pediatra de seu filho: ele é a melhor pessoa para orientar e esclarecer todas as dúvidas que surgirem.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *