Já é hora de tirar a fralda?

A troca de fraldas é uma maratona que as mamães enfrentam desde que o bebê nasce. É verdade que aguardam com ansiedade a hora de tirar a fralda, mas a única maneira de conseguir é com bastante paciência, carinho e uma dose extra de tolerância.

É preciso esperar o tempo em que o bebê está maduro o suficiente para isso, para que não existam grandes frustrações, retrocessos e traumas.

Hora de tirar a fralda

Em geral, por volta dos dois anos a criança já tem amadurecimento tanto neurológico, quanto motor e emocional para começar a usar o peniquinho. Mas, o mais importante é ficar atenta aos sinais de que seu filho realmente está pronto. Se o pequeno avisa que vai fazer xixi ou cocô, ou mesmo que acabou de fazer, se mostra desconforto quando a fralda está suja, esses são sinais de que a hora é essa.

Não existe um padrão, mas a maioria das crianças tem mais facilidade para controlar o cocô, porém algumas começam com o xixi ou já controlam os dois ao mesmo tempo, aqui vale também estar atenta aos sinais e ver o que é mais fácil para o seu filho.

Dicas para tirar a fralda

Faça ser divertido

O penico é uma nova descoberta na vida das crianças. Faça aquele momento ser descontraído, leve e tranquilo. Você pode inventar uma música, um jogo ou contar uma história para o pequeno relaxar.

Coordene horários

Normalmente, o intestino funciona cerca de uma hora após as refeições. Se esse for o caso, coloque o pequeno no peniquinho nesses momentos, assim, tende a facilitar o processo.

Reforço positivo

Caso a criança consiga usar o peniquinho, parabenize. Diga que está muito orgulhosa. Se não der certo, diga que está tudo bem, que vocês vão tentar de novo e parabenize pela tentativa.

Exemplo

Mostra para a criança que ir ao banheiro é natural. Quando você for, leve-a com você, diga que a mamãe usa o vaso e o papai também. Crianças seguem exemplos e ver alguém que admira, tende a estimular cada vez mais.

Recaídas

É mais do que natural que ocorram recaídas. Nessa situação, mantenha a calma. Passe tranquilidade para a criança, diga que está tudo bem e que, juntos, vocês vão conseguir. Cuidado para não dar muito valor para o incidente, para que a criança não pense que vale a pena usar o escape do xixi para chamar a atenção.

O mais importante, em todos os processos, é respeitar o tempo da criança. Não precisa ter pressa, tudo que acontece de maneira mais natural possível, é melhor para todos.

 

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *