A importância de ensinar a criança a esperar

A ansiedade, a falta de paciência, querer tudo de imediato, não saber esperar, é uma realidade cada vez mais comum para todos, e principalmente para as crianças.

A paciência precisa ser desenvolvida por isso é importante que, desde cedo, os pais ensinem os filhos a esperar. Parece simples, não é? Mas sabemos que a realidade não é bem essa.

Espera um pouco!

As crianças têm pressa para serem atendidas. E com um mundo cada vez mais tecnológico, é ainda mais fácil conseguirem o que querem e na hora desejada.

Esse imediatismo não é lá muito saudável, uma vez que a falta de paciência está diretamente ligada com a ansiedade.

A comida no restaurante, o trânsito, o horário no médico: são exemplos diários da importância de ensinar a criança a esperar. Mas acontece que, nessas ocasiões, acabamos por buscar artifícios que distraiam a criança e não gerem nela essa frustração da espera. E isso normalmente envolve tecnologia.

Para começar a mudar esse cenário, a distração da espera pode ser direcionada para uma brincadeira , por exemplo.

Por que esperar?

Sabemos bem que a paciência é essencial na vida adulta e, ensinar isso ao pequeno desde cedo, ajuda a ter um desenvolvimento mais tranquilo.

Uma criança que sabe esperar é geralmente mais educada: ela espera sua vez de falar, não exige atenção o tempo inteiro e consegue entender, inclusive, o espaço do outro.

A falta de paciência tende a gerar pessoas mais egoístas, uma vez que não terão sempre todos os desejos atendidos.

Tenha paciência

Para ensinar o seu filho a ter paciência, você pode testar algumas coisas em sua rotina:

Ser o modelo

Muitas vezes perdemos a paciência e, como sabemos, somos o principal exemplo de nossos filhos. Então avalie com cuidado suas atitudes, para na prática a criança aprender realmente a esperar.

Nas refeições

Comece a exercitar a regra de só pode começar a comer quando todos estiverem servidos e levantar da mesa ao final da refeição. Isso é um exercício diário que vai ensinar o seu filho a esperar.

Na verdade saber esperar é importante para todo mundo e será um aprendizado para toda a vida.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *