Importância da imaginação: 5 dicas para estimulá-la

Uma fada, um unicórnio, faz de conta que hoje sou um pirata, uma princesa ou um super-herói. A imaginação dos pequenos não para um só segundo e isso é ótimo para eles. Aliás, estimular a imaginação de seus filhos trará muitas coisas boas.

Crianças aprendem muito com o lúdico, e o universo do faz de conta consegue levar para o cenário infantil muitas situações que elas ainda não conseguem compreender.

Imaginar ajuda a verbalizar, explorar, trocar ideias sobre diversos momentos que permeiam o dia a dia. Se o adulto precisa usar a imaginação para alguns acontecimentos da vida, pense como isso pode ser mais complicado para a criança.

Dicas para estimular a imaginação das crianças:

O universo da imaginação durante a infância deve ser incentivado e cabem aos pais dar base e suporte.

– Livros, muitos livros

Quer coisa melhor para o imaginário do que a leitura? Os livros com muitas figuras são ótimos para os pequenos. Quanto mais você ficar imerso na história e participar, melhor. Aproveite esse momento e faça vozes e sons diferentes, imite bichos, e deixe a sua imaginação fluir também.

– Músicas

Cantar, dançar, inventar músicas que possam contar histórias ou mesmo fazer de uma embalagem vazia um instrumento musical. A música relaxa e coloca a imaginação para funcionar.

– Faz de conta

Uma caixa vira foguete, blocos de montar viram cidades, rolos viram binóculos e o que a imaginação permitir. Quase tudo pode ser material para brincadeiras imaginativas, aqui a ideia é deixar que a criança encontre possibilidades em todas as pequenas coisas.

– Teatro

Você mesmo pode fazer em casa um teatro de fantoches ou com bonecos. Depois, será a vez da criança de inventar histórias para aqueles personagens e contar para você.

– Invente histórias

Além das histórias dos livros, você pode inventar as suas próprias histórias, onde vocês serão os personagens e viverão aventuras incríveis. Deixe que ele participe e pergunte o que acha que vai acontecer com os personagens, assim o incentivará a contar histórias para você também.

Para estimular a imaginação de seu filho, você deve dar asas à criatividade, retomar o lúdico e vivenciar todo esse universo mágico junto com o seu pequeno. Com certeza, vão aprender e se divertir muito.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *