Uma fada, um unicórnio, faz de conta que hoje sou um pirata, uma princesa ou um super-herói. A imaginação dos pequenos não para um só segundo e isso é ótimo para eles. Aliás, estimular a imaginação de seus filhos trará muitas coisas boas.
Crianças aprendem muito com o lúdico, e o universo do faz de conta consegue levar para o cenário infantil muitas situações que elas ainda não conseguem compreender.
Imaginar ajuda a verbalizar, explorar, trocar ideias sobre diversos momentos que permeiam o dia a dia. Se o adulto precisa usar a imaginação para alguns acontecimentos da vida, pense como isso pode ser mais complicado para a criança.
Dicas para estimular a imaginação das crianças:
O universo da imaginação durante a infância deve ser incentivado e cabem aos pais dar base e suporte.
– Livros, muitos livros
Quer coisa melhor para o imaginário do que a leitura? Os livros com muitas figuras são ótimos para os pequenos. Quanto mais você ficar imerso na história e participar, melhor. Aproveite esse momento e faça vozes e sons diferentes, imite bichos, e deixe a sua imaginação fluir também.
– Músicas
Cantar, dançar, inventar músicas que possam contar histórias ou mesmo fazer de uma embalagem vazia um instrumento musical. A música relaxa e coloca a imaginação para funcionar.
– Faz de conta
Uma caixa vira foguete, blocos de montar viram cidades, rolos viram binóculos e o que a imaginação permitir. Quase tudo pode ser material para brincadeiras imaginativas, aqui a ideia é deixar que a criança encontre possibilidades em todas as pequenas coisas.
– Teatro
Você mesmo pode fazer em casa um teatro de fantoches ou com bonecos. Depois, será a vez da criança de inventar histórias para aqueles personagens e contar para você.
– Invente histórias
Além das histórias dos livros, você pode inventar as suas próprias histórias, onde vocês serão os personagens e viverão aventuras incríveis. Deixe que ele participe e pergunte o que acha que vai acontecer com os personagens, assim o incentivará a contar histórias para você também.
Para estimular a imaginação de seu filho, você deve dar asas à criatividade, retomar o lúdico e vivenciar todo esse universo mágico junto com o seu pequeno. Com certeza, vão aprender e se divertir muito.