Como ensinar o seu filho a escovar os dentes?

Ensinar o seu filho a escovar os dentes requer muita paciência, criatividade e insistência. Pode não ser fácil no começo, mas é necessário que a rotina seja inserida na vida do pequeno.

Saiba como tornar esse momento mais tranquilo para contribuir, de maneira eficiente, com a saúde bucal da criança, introduzindo desde cedo esse hábito.

Primeiros passos para escovar os dentes

É na infância que estabelecemos hábitos que vão perdurar por toda a vida. Abaixo temos algumas dicas para te ajudar a tornar esse momento mais leve:

– Seja o exemplo

As crianças se espelham nos pais. É na rotina do dia a dia que elas aprendem costumes e valores que vão ajudar na formação individual delas.

O ato de escovar os dentes e cuidar da saúde bucal não fica de fora. Os pais precisam mostrar, em ações, a importância da escovação, de passar o fio dental e até mesmo de ir ao dentista.

– Ambiente apropriado

A criança precisa de um local apropriado para ter autonomia na higienização dos dentes. Não deixe que o seu filho fique com medo ou se machuque enquanto faz a escovação. Assim você vai criar pequenos traumas e dificultar que a rotina se estabeleça.

Promova um ambiente adequado para que o seu filho escove os dentes. Você pode colocar um banquinho resistente para que ele alcance a pia ou até mesmo usar um copinho com água.

– Não ameace

Ameaças como “se você não fizer tal coisa vou te levar ao dentista” ou qualquer outra frase que deixe a criança com medo ou se sinta pressionada, prejudica a familiarização do dentista como um promotor da saúde bucal.

Não faça ameaças e não utilize o dentista como vilão para não criar resistência por parte da criança, quando for necessário visitar o profissional.

– Diversão é a chave

Momento lúdico, com brincadeiras, músicas e histórias, vai ser um grande aliado nessa etapa. Levar a criança para escolher o kit de higiene bucal, como o creme dental e a escova de dente que tenha um desenho do personagem favorito dela, inventar histórias divertidas e até mostrar desenhos que os personagens estão escovando os dentes, são ferramentas importantes.

Além de todas essas dicas, vá ao dentista com o seu filho. Procure um consultório infantil e, de maneira natural, sente-se com ele na cadeira, converse com o especialista, mostre que não precisa ter medo.

Incentive o cuidado com a saúde bucal desde cedo, tornando um hábito com todos os passos essenciais para uma boa higiene.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *