Nasce um bebê e com ele nasce uma mãe. Mas e a mulher, onde fica? Existe vida pessoal depois da maternidade? Existe sim, mas com algumas mudanças, é claro!
Com um bebê em casa, é difícil conseguir tempo até para tomar banho tranquilamente, imagine retomar a sua vida pessoal. Mas tenha calma! O puerpério passa, a rotina se ajusta e você vai conseguir voltar a se cuidar novamente.
Inclusive, é importante para você e para o bebê que tenha o seu próprio tempo e volte a ter sua vida pessoal.
Cadê minha vida pessoal?
Jantarzinho com as amigas, cinema ou uma noite romântica, e até uma ida ao cabeleireiro, tudo isso parece uma realidade distante para as recém-mamães, mas com algumas adaptações você consegue conciliar vida pessoal e maternidade.
– Seu tempo
Uma vez por semana, agende duas horas para você. Leia um livro, veja um filme, coma algo que tenha vontade. Mas faça isso sem o bebê. Deixe-o com o papai, com os avós ou com uma amiga que confia. Você precisa desse tempo, para conseguir se enxergar além da mãe que se tornou.
– Delegue
É comum querermos centralizar tudo o que se relaciona ao bebê, mas dessa maneira, mais sobrecarregada vai ficar. Peça ajuda, lembre-se que você não precisa, e nem deve, fazer tudo sozinha. Quando você tem ajuda, você consegue tempo para fazer outras coisas.
– Permita-se
Mães se cobram muito e, algumas vezes, acabam por não se permitirem viver compromissos que não incluam o bebê. Lembre-se que existem coisas que poderá fazer para você mesma. E que isso vai fazer bem para seu corpo e para sua cabeça.
– Aos poucos
Claro que é difícil sair e deixar o bebê com outra pessoa. Afinal, por cerca de nove meses foram sempre vocês dois. Então é mais do que natural ficar ansiosa ao pensar em deixá-lo em casa.Vá aos poucos, respeite o seu tempo de relaxar e curtir, e voltará ainda mais tranquila para viver os dias com o seu pequeno.
No relacionamento, lembre-se que vocês dois também precisam de um tempo só para curtir. Aí vale pedir ajuda dos avós e, assim, conseguirão ter uma noite só para o casal.