Confira algumas dicas para incentivar o seu filho a ler mais!

O universo da leitura é mágico: estimula a imaginação e a curiosidade, além de auxiliar no desenvolvimento da linguagem oral e, futuramente, escrita.

Para ajudá-lo a mergulhar nesse universo, é importante que você participe de todo o processo, estimule, incentive e dê uma ajudinha. Faça parte e mostre para ele tudo de bom que a leitura tem para oferecer.

Incentive o seu filho a ler

Leitura é um hábito e quanto mais cedo se começar, maiores são as chances de se levar adiante. Por isso, separamos algumas dicas para você incentivar o seu filho a ler mais:

– Momento de leitura

Quando ainda é pequeno e não sabe ler, você pode se sentar com ele e contar histórias. A leitura antes de dormir é um ótimo início.

Já quando aprende a ler, você pode criar o momento de leitura, onde você lê o seu livro, a criança lê o livro dela, e depois vocês contam o que de mais interessante viram naqueles livros que leram. Essa troca o incentivará à leitura.

– Acesso aos livros

Quanto mais os livros fizerem parte da vida da criança, maior será o interesse dela por eles. Deixe os livros em lugares de fácil acesso, em algum lugar onde ela consiga pegá-los sempre que quiser.

– Tipos de texto

Permita que a criança conheça diferentes tipos de texto, como contos de fadas, ficção e, até, receitas! Tudo o que despertar a curiosidade de seu pequeno, será bem-vindo.

– Bibliotecas

Visite bibliotecas, livrarias, museus que tenham relação com livros. Lugares em que a criança possa frequentar para brincar e ler ao mesmo tempo. Assim, a leitura estará sempre associada a algo muito bom.

– Não obrigue

Não faça da leitura uma obrigação. Quando você faz isso, passa a ser uma atividade chata, e a principal ideia é que seja divertida e agradável, para que se torne um hábito para a vida toda.

Por si só, a leitura aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções da criança e aperfeiçoa suas habilidades comunicativas em longo prazo, podendo contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional no futuro. Incentive sempre a leitura, porque ler faz bem!

 

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *