Como evitar a birra na hora de dormir?

Dormir! Nós, adultos, não vemos a hora de aparecer uma oportunidade para colocar essa palavrinha em prática. Já, para algumas crianças, só de ouvir falar já começam as reclamações, choros e birras.

Para nós, não faz muito sentido toda essa briga com o sono, mas, para as crianças, o sono pode representar perda de tempo, já que existe um mundo todo a ser descoberto e eles não querem perder nada.

como-evitar-a-birra-antes-de-dormir

Alguns outros fatores podem ser a causa de toda essa resistência, os mais comuns são:

  • Medo de ficar sozinho;
  • Não conseguir relaxar e adormecer sozinho;
  • Querer testar a própria independência;
  • Querer mais tempo com os pais;
  • Medo de que os pais não voltem;
  • Estímulos em excesso perto da hora de dormir;
  • Falta de rotina para dormir.

Como evitar a birra?

O primeiro ponto para evitar a birra é identificar o problema. Analise a rotina de seu filho e tente entender qual a causa para a resistência. Além disso algumas dicas podem te ajudar nesse momento:

– Crie rotina

Crianças precisam de rotina para entender o momento de cada coisa e com a hora de dormir não é diferente.

como-evitar-a-birra-antes-de-dormir

Perto do momento de dormir, é legal preparar o ambiente da casa: diminuir os estímulos, apagar algumas luzes, deixar o ambiente mais calmo e silencioso. Na rotina do sono, você pode incluir: banho, leite, escovar os dentes e contar uma história, por exemplo. Assim, quando começar o ritual, a criança já vai passar a entender que momento de dormir se aproxima.

– Não entre na birra dele

Se existe algo que crianças fazem bem é enrolar. Quando chega a hora de dormir eles querem água, sentem fome, querem fazer xixi e tudo mais o que puderem para adiar o momento.

Esteja preparada, deixe água no quarto e o leve para fazer xixi antes de deitar. Assim você se antecipa aos pedidos e evita as desculpas para manha ou birra.

– Seja firme

como-evitar-a-birra-antes-de-dormir

Com regras e rotinas estabelecidas, não abra exceções. Se a rotina existe, siga o que foi combinado. Muitas vezes o seu filho vai tentar te convencer do contrário, e se o nervosismo começar a tomar conta de você, então tente se acalmar, respire fundo, fale com calma e um tom de voz mais baixo. Tente não gritar, isso só deixará tudo ainda mais difícil. Mostre que você tem o controle da situação e que não vai mesmo ceder.

– Reforço positivo

Depois de uma boa noite de sono, elogie o seu filho. Mostre que ele se comportou bem e que você ficou feliz com isso, assim, a tendência é que ele repita esse comportamento.

Manter a calma e ter tranquilidade, para lidar com a situação, é o melhor que você pode fazer pelo seu filho. Algumas vezes, leva-se um tempo e exige paciência, mas, juntos, vocês vão conseguir ter lindos sonhos.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como estabelecer uma rotina saudável para as crianças durante as férias? - Porque brincar faz bem - […] qualidade do sono é importante para toda família. Para as crianças, é essencial dormir, pelo menos, 8 horas por…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *