Dormir! Nós, adultos, não vemos a hora de aparecer uma oportunidade para colocar essa palavrinha em prática. Já, para algumas crianças, só de ouvir falar já começam as reclamações, choros e birras.
Para nós, não faz muito sentido toda essa briga com o sono, mas, para as crianças, o sono pode representar perda de tempo, já que existe um mundo todo a ser descoberto e eles não querem perder nada.
Alguns outros fatores podem ser a causa de toda essa resistência, os mais comuns são:
- Medo de ficar sozinho;
- Não conseguir relaxar e adormecer sozinho;
- Querer testar a própria independência;
- Querer mais tempo com os pais;
- Medo de que os pais não voltem;
- Estímulos em excesso perto da hora de dormir;
- Falta de rotina para dormir.
Como evitar a birra?
O primeiro ponto para evitar a birra é identificar o problema. Analise a rotina de seu filho e tente entender qual a causa para a resistência. Além disso algumas dicas podem te ajudar nesse momento:
– Crie rotina
Crianças precisam de rotina para entender o momento de cada coisa e com a hora de dormir não é diferente.
Perto do momento de dormir, é legal preparar o ambiente da casa: diminuir os estímulos, apagar algumas luzes, deixar o ambiente mais calmo e silencioso. Na rotina do sono, você pode incluir: banho, leite, escovar os dentes e contar uma história, por exemplo. Assim, quando começar o ritual, a criança já vai passar a entender que momento de dormir se aproxima.
– Não entre na birra dele
Se existe algo que crianças fazem bem é enrolar. Quando chega a hora de dormir eles querem água, sentem fome, querem fazer xixi e tudo mais o que puderem para adiar o momento.
Esteja preparada, deixe água no quarto e o leve para fazer xixi antes de deitar. Assim você se antecipa aos pedidos e evita as desculpas para manha ou birra.
– Seja firme
Com regras e rotinas estabelecidas, não abra exceções. Se a rotina existe, siga o que foi combinado. Muitas vezes o seu filho vai tentar te convencer do contrário, e se o nervosismo começar a tomar conta de você, então tente se acalmar, respire fundo, fale com calma e um tom de voz mais baixo. Tente não gritar, isso só deixará tudo ainda mais difícil. Mostre que você tem o controle da situação e que não vai mesmo ceder.
– Reforço positivo
Depois de uma boa noite de sono, elogie o seu filho. Mostre que ele se comportou bem e que você ficou feliz com isso, assim, a tendência é que ele repita esse comportamento.
Manter a calma e ter tranquilidade, para lidar com a situação, é o melhor que você pode fazer pelo seu filho. Algumas vezes, leva-se um tempo e exige paciência, mas, juntos, vocês vão conseguir ter lindos sonhos.
Trackbacks/Pingbacks