Por que as crianças não gostam de tomar banho?

Chegou a hora do banho e tudo o que o seu filho faz é arrumar desculpas para fugir: o desenho é mais importante, a brincadeira não pode esperar, ele já tomou banho ontem!

De certo, alguma dessas “justificativas” você já ouviu para adiar esse momento. Mas, afinal, qual a questão das crianças com o banho? Por que muitos querem evitá-lo a todo custo? E o principal: como contornar esse drama diário?

Banho nas crianças

Banho, não!

Para algumas crianças, o banho é um verdadeiro dilema e não é por pura birra. Acontece que elas não conseguem entender a importância do banho.

Para elas, não faz sentido ter que parar de fazer algo divertido para entrar no chuveiro. Outro ponto é a autonomia: conforme as crianças crescem, elas querem decidir o que fazer e isso inclui os cuidados com o corpo.

Algumas crianças, por sua vez, têm um certo medo do banho e isso pode ser causado por alguma experiência um pouco chata, como um sabão que caiu nos olhos e fez arder, ou a água que cai no rosto e incomoda um pouco. É importante que os pais fiquem atentos a esses sinais e tentem entender qual a origem daquele incômodo, para saber como contornar a situação.

– Bons hábitos

Não tem jeito: banho é um hábito e precisa ser diário, não dá para fugir. E, para evitar o desgaste diário, seu filho precisa entender que isso faz parte da rotina e que não é para te agradar, que ele deve tomar banho, e sim para o seu próprio bem-estar.

Outro ponto é não exagerar na atenção para o fato de seu filho evitar o banho. Se começar a tomar uma proporção muito grande, ele vai entender que aquela é uma boa maneira de ter a sua atenção e tenderá a repetir o comportamento.

Para tornar a hora do banho mais tranquila, vale a pena colocar em prática algumas táticas:

  • Faça do banho um momento divertido. Inclua alguns brinquedos, cante músicas, faça com que aquele momento seja prazeroso.
  • Estipule um horário para o banho. Assim, começa a fazer parte da rotina da criança e ela vai saber o horário que deverá ir para o chuveiro, sem ser pega de surpresa.
  • Comece a ensinar a criança a se lavar sozinha, vá mostrando aos poucos como fazer e lhe de autonomia, assim o banho passa a ser um momento cada vez mais relaxante.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *