Primeiro dia na escolinha! E agora?

O primeiro dia na escolinha é temido tanto pelas crianças quanto pelos pais que precisam permanecer compenetrados para passar segurança ao filho.

Já demos algumas dicas por aqui de como escolher a escola do pequeno e como proporcionar um aprendizado saudável para ele.

Essa nova fase pode ser difícil para o pequeno que vai conviver em um novo cenário com regras diferentes e muitas crianças.

Por isso, vamos compartilhar algumas ideias que podem contribuir com essa fase:

Primeiro dia na escolinha

O primeiro dia de aula é um marco muito importante na vida da criança.

Por isso ela pode ter emoções intensas e você, para garantir que essa não seja uma experiência traumática, precisa se munir de estratégias para amenizar essa dificuldade.

– Treinamento

A criança vai iniciar uma rotina totalmente diferente do que ela tem vivido nos últimos dias.

Por isso, é relevante fazer uma semana de treinamento, em que o pequeno vai acordar no mesmo horário do período das aulas, por exemplo. Além disso, você pode colocar algumas atividades para ele fazer, como colorir ou ligar os pontos.

Com isso, o organismo começa a se acostumar e o choque não é tão grande.

Aqui no blog temos dois artigos que falam sobre como estabelecer uma rotina eficiente e como ter rotina durante as férias das crianças. Eles podem ser úteis nesse momento de introdução de um novo hábito.

– Diálogo

Sempre enfatizamos que o diálogo é a melhor solução para os problemas e aqui não seria diferente. Com os pequenos, explique o novo cenário e como as coisas vão acontecer nos próximos dias. Da mesma forma, fale sobre a dinâmica da escolinha e que vocês ficarão um tempo longe um do outro.

É interessante que qualquer diálogo voltado com o objetivo de moldar comportamento deve ser respaldado por conversas e ensinamentos passados anteriormente. Por exemplo, falar sobre respeitar as diferenças do coleguinha não é algo que se ensina em uma semana. Você pode trabalhar a empatia de seu filho e outros valores essenciais no decorrer dos dias e não apenas em uma data pontual, pois não terá um resultado eficiente.

O diálogo será relevante também durante o período escolar. Isso porque o seu filho pode estar com dificuldades de aprendizado ou relacionamento e será necessário a sua intervenção. No artigo com dicas para volta às aulas tem mais conteúdo sobre esse tema.

– Tempo ao tempo

A princípio os primeiros dias podem ser complicados dependendo da receptividade da criança ao novo cenário. Choro e birra podem acontecer e isso faz parte. Ao se despedir na porta da escolinha, já o tranquilize dizendo que volta logo e que ele vai se divertir muito com os novos coleguinhas. Quando se afastar permaneça sorrindo e empolgada para transmitir segurança à criança. Com o tempo os choros cessam e a despedida será mais fácil para ambos.

– Envolva a criança

Para gerar entusiasmo e aumentar a vontade de conhecer o ambiente escolar, envolva o seu filho em todos os processos, como visitar o colégio, escolher o personagem favorito para estampar os materiais e ajudar a montar a mochila com os itens que serão utilizados na aula, por exemplo.

Assim, você inclui a criança de maneira sutil na nova rotina de tal maneira que ela terá um senso de pertencimento ao processo.

Essa mudança também vai ser difícil para você, assim como será para a criança. Mas tenha calma! Portanto, sinta-se segura quanto à escolha da escolinha, converse e tire dúvidas com a professora responsável pela classe, participe ativamente das reuniões escolares e conheça os outros pais. Com o tempo você também terá a sua rotina normalizada e entenderá que a demanda escolar é necessária para o desenvolvimento infantil.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *