Importância do aleitamento materno

O aleitamento materno é muito importante para a saúde do bebê e da mamãe também. Já sabemos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que até os seis meses de vida a criança se alimente exclusivamente de leite materno.

O aleitamento materno reduz a mortalidade infantil até os cinco anos em 13%, além de evitar infecções, diarreia, diabetes, colesterol e hipertensão. Aliás, esse é o momento que proporciona um vínculo muito forte entre mãe e filho.

Igualmente para a saúde da mamãe, o aleitamento materno também é muito relevante: previne o câncer de mama e ajuda no processo de recuperação do pós-parto.

A importância do aleitamento materno para a mãe:

O aleitamento materno é muito importante para a saúde da mamãe, confira:

– Prevenção Contra o Câncer de Mama

O aleitamento materno previne o aparecimento do câncer de mama e aumenta a chance de sobrevivência em mulheres que apresentarem esse tipo de câncer.

A chance de mulheres que amamentaram é 22% menor de contrair câncer, comparado a mulheres que não amamentaram. Além disso, mulheres que desenvolveram o câncer de mama e foram submetidas à cirurgia têm três vezes menos chance de morrer pela doença, se tiverem amamentado até os seis meses de vida de seu bebê.

– Prevenção Contra o Câncer de Ovários e Endométrio

Estudos mostram que para cada mês a mais de amamentação que você proporciona para o seu filho, o risco de câncer de ovários e endométrio diminui.

– Prevenção do Diabetes Tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que promove resistência dos efeitos da insulina no corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria o risco de desenvolver essa doença reduz 9% para cada ano de amamentação.

A importância do aleitamento materno para o bebê:

O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa até os seis meses de vida.

De acordo com o Dr. José Luiz Setúbal da Sociedade Brasileira de Pediatria “O leite humano oferece praticamente todas as proteínas, açúcar e gordura que seu bebê necessita para ser saudável e também contém muitas substâncias que beneficiam o sistema imunológico de seu bebê, incluindo anticorpos, fatores imunes, enzimas e células brancas do sangue. Essas substâncias protegem seu bebê contra uma grande variedade de doenças e infecções não só enquanto ele está mamando, mas em alguns casos, muito tempo depois de ele ter desmamado”.

– Prevenção Contra Câncer.

Uma pesquisa da Universidade de Haifa, em Israel, comprovou que os bebês que foram amamentados até os seis meses ou mais tinham uma probabilidade 19% menor de ter leucemia. O leite materno é rico em substâncias anti-inflamatórias que combatem fatores inflamatórios do organismo e que estão entre as causas do câncer.

– Prevenção de infecções.

O leite materno previne o bebê de contrair infecções respiratórias, como asma ou pneumonia, otite bem como as que atingem o sistema digestivo.

– Evita a diarreia

No leite materno existem bactérias que são protetoras do intestino e, por isso, o bebê que mama exclusivamente até os seis meses tem menos chance de ter diarreia.

– Reduz o risco de obesidade

Crianças que foram amamentadas com leite materno estão menos propensas a se tornarem obesas. Como resultado, a criança também se verá livre de doenças cardiovasculares e diabetes.

Em síntese, sabemos que o leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os seis meses de vida. Com isso, você e o seu bebê estarão protegidos de diversas doenças, além de estreitar laços afetivos.

Enfim, se tiver dúvidas sobre a amamentação, clique neste link e leia o nosso artigo que sana algumas dúvidas básicas dessa fase. De qualquer maneira, peça orientação ao seu médico sobre suas condições físicas diante do aleitamento materno. Mesmo sabendo da importância da amamentação, existem mulheres que por diversos motivos não podem amamentar. E, com acompanhamento de um especialista, você vai entender a melhor forma de passar por essa fase, promovendo saúde para você e para o seu bebê.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *