Herpes em bebês

A cautela com relação a beijos em recém-nascidos é muito válida, para a prevenção contra o vírus do herpes que, especialmente nos três primeiros meses de vida do bebê, traz consequências desastrosas.

Herpes é uma infecção viral que pode se apresentar de duas formas, de acordo com o pediatra Dr. João Maurício Peres Mainenti da SPDM: “infecções por Herpes Vírus Simples 1 ou 2 (HSV-1 e HSV-2), sendo que o 1 é mais comum em crianças, e está associado ao herpes labial, e o 2 está mais ligado ao herpes genital”.

Portanto, como prevenir essa infecção em nossos bebês, que é prejudicial à saúde,e evitar problemas maiores?

Herpes em bebê

Herpes em bebês

É durante o inverno, com as baixas temperaturas, que estamos mais suscetíveis a gripes e constipações e, por isso, com o sistema imunológico debilitado aumentam as chances de desencadear o vírus do herpes. Dessa maneira, temos algumas medidas para prevenir que o bebê contraia a infecção:

  • Evitar beijos nos bebês, principalmente no rosto e nas mãos.
  • Lavar as mãos frequentemente, principalmente antes de pegar o bebê.
  • – Evitar que o bebê coloque a mão na boca.

– Sintomas

A maioria da população é portadora de vírus do herpes, portanto, mesmo com todos os cuidados, pode ser que o seu bebê tenha contato com a doença. Dessa maneira, observe os sintomas e procure imediatamente um médico em casos de:

  • Lesões na língua, bochecha, palato, gengiva e lábios.
  • Febre alta.
  • Irritabilidade.
  • Dificuldade de engolir e diminuição da ingestão de alimentos.

– Tratamento

O tratamento é baseado na tentativa de reduzir a febre e a dor, por meio do uso de analgésicos ou anti-inflamatórios. Além de providenciar uma alimentação mais leve e líquida, para facilitar que a criança coma.

Redobrar o cuidado com a higiene, lavando frequentemente as mãos antes de cuidar da área afetada, para não acumular bactérias.

Em síntese, mantenha uma rotina de consultas com o pediatra, evite que o recém-nascido receba beijos, peça aos visitantes que lavem bem as mãos antes de pegar o pequeno, entre outros cuidados nas visitas. Em caso de suspeitas, procure imediatamente um médico, pois o herpes, em crianças menores de três meses, pode ser fatal.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *