Dor de cabeça nas crianças

Dor de cabeça também é frequente nos pequenos: saiba que 85% das crianças entre 5 e 12 anos terão cefaleia ao menos uma vez na vida, de acordo com o Dr. Marco Antônio Arruda, neurologista da infância e adolescência.

A dor de cabeça pode ter vários motivos e nunca deve ser tida apenas como algo simples. Para saber a intensidade da dor do pequeno, que por vezes não sabe se expressar, observe o impacto que ela causa na rotina da criança. Por exemplo, se ele para de brincar ou interrompe qualquer atividade que esteja fazendo, significa que está muito forte.

Dor de Cabeça nas crianças

Dor de cabeça nas crianças

As dores de cabeça leve e moderada são as mais comuns na infância, mas a enxaqueca também ocorre entre as crianças, e a prevalência é de 3% a 10% da população infantil mundial, segundo o neuropediatra Marco Antônio Arruda.

Dessa maneira, elas podem estar associadas a alguns fatores, como:

– Má alimentação

Caso a criança pule alguma refeição ou fique muito tempo sem se alimentar, o nível de açúcar no sangue cai, mas como o cérebro precisa dessa substância para funcionar a partir daí começa a dor. Cada organismo é de um jeito e não são todas as crianças que vão apresentar dor de cabeça por pular alguma refeição. Mas caso o seu filho apresente esse quadro, faça com que ele se alimente corretamente a cada três horas.

– Sono

A criança que não dorme bem pode ter fadiga cerebral, causando a dor de cabeça. Por isso é sempre relevante ter uma boa rotina de sono.

Dor de Cabeça nas crianças

– Problemas de visão

Se o seu filho tiver dificuldade para enxergar ele vai ter dor de cabeça. Portanto, é muito relevante procurar um oftalmologista para avaliar a necessidade do uso de óculos.

– Calor

Em dias mais quentes, o calor pode dilatar os vasos sanguíneos do cérebro, causando dor. Dessa maneira cuide para que a criança não fique muito exposta ao sol e descanse entre uma atividade e outra.

– Estresse

Se a criança estiver exposta a alguma situação de estresse, ela pode ter dor de cabeça tensional.

– Quando a dor de cabeça é manha

Às vezes a criança percebe que, se reclamar de alguma dor, vai receber carinho. Nesse caso observe as atitudes do pequeno. Se depois do afago ele voltar às atividades normais, o motivo era emocional.

Esses são alguns sintomas mais comuns, mas nada exclui a ida ao pediatra. É muito importante fazer acompanhamento com o especialista regularmente e garantir que a saúde de seu pequeno está 100%.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *