A importância de praticar esporte na infância

Praticar esporte na infância, assim como qualquer outra atividade física, é essencial para promover a saúde e o bem-estar dos pequenos.

Todas as pessoas precisam praticar uma atividade física, mas para os pequenos o esporte contribui com o desenvolvimento, a coordenação motora e ainda com os aspectos sociais.

Importância de praticar esporte na infância.

Sabemos que os benefícios de praticar esporte em qualquer idade são muitos. Por isso, separamos uma lista para você conhecer as vantagens de colocar o seu filho em alguma atividade:

– Evita o sedentarismo

O sedentarismo é responsável por diversas doenças, como hipertensão, colesterol, diabetes, obesidade e até ansiedade. Movimentar o corpo por meio do esporte contribui para evitar que o seu filho tenha algum desses problemas.

– Ensina o senso de responsabilidade

O esporte é um bom aliado para ensinar sobre responsabilidade aos pequenos. Cumprir horários e ter frequência nas atividades são exemplos dos benefícios voltados para esse tópico.

– Alivia a ansiedade

O esporte ajuda a liberar substâncias no cérebro como a endorfina, que é responsável pela sensação de bem-estar. Dessa maneira a criança se vê livre da ansiedade, bem como melhora a qualidade do sono e a alimentação.

Como estimular a prática de esportes na infância.

Primeiramente esteja ciente que não é da noite para o dia que a criança vai se interessar por esporte ou atividades físicas. Além disso, essa prática precisa ser estimulada pelos pais desde pequeno. Dessa forma, veja algumas dicas para incluir o esporte na vida de seu filho:

– Seja o exemplo

Nós sempre reforçamos aqui no blog sobre a importância do exemplo que os pais dão para os seus filhos. A motivação inicialmente parte da observação. Então, pratiquem esportes, não apenas para os pequenos, mas também para garantir uma família com estilo de vida saudável.

– Estimule a diversão

É possível estimular uma competição saudável na infância, mas para instigar a participação e também proporcionar um ambiente alegre e contagiante, estimule principalmente a diversão que a criança terá na prática do esporte.

– Escolha a atividade

Cada criança tem suas dificuldades e preferências, ao mesmo tempo tem o quesito idade. Por isso, escolha e pesquise qual esporte será o mais adequado para o seu filho praticar. Dessa forma, procure também levar em consideração os desejos do pequeno.

– Brincadeiras ao ar livre

Torne as atividades ao ar livre uma rotina de sua família. Além de promover bem-estar ao pequeno, mesmo que involuntariamente, vai garantir a prática de exercícios. Andar de skate ou patins, brincar de pique-esconde ou ainda aquelas brincadeiras que passam de geração para geração, são exemplos de atividades que podem ser praticadas em praça, parque ou quintal e que vão trazer bastante movimento e diversão para a criança.

Resumindo, incentive o seu filho a praticar esporte desde pequeno. Isso vai garantir uma boa saúde, novos coleguinhas, qualidade e estilo de vida que podem ser essenciais em sua fase adulta.

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios das artes marciais, bem como da dança, no desenvolvimento infantil, mas esteja aberta a descobrir também as vontades de seu pequeno a fim de incentivá-lo, com certeza vai valer a pena.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *