Benefício da convivência entre crianças e animais

A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil e ao senso de responsabilidade dos pequenos.

“Além de estimular a afetividade e o sistema locomotor, pesquisas mostram que o convívio não causa alergias – e poderia até diminuir a incidência do problema. De acordo com estudo recente, publicado na revista “Clinical & Experimental Allergy“, crianças que convivem com esses animais desde o primeiro ano de vida tendem a ter menos sensibilidade a seus alérgenos.”

Crianças e Animais

Benefícios da convivência entre crianças e animais de estimação

Ao conviver com animal de estimação, a criança passa a ter alguém para ela cuidar, desenvolvendo mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade. Ou seja, aprende sobre regras de convívio e a importância de cuidar do outro. Além disso, diminui a incidência de doenças da infância, como resfriado e dores de cabeça. “Isso acontece porque os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, aumentam quando em contato com os animais e fortalecem o sistema imunológico”.

– Responsabilidades

Não basta apenas ter o animalzinho. A criança precisa receber tarefas relacionadas ao cuidado com o bichinho. Podem ser tarefas simples, como trocar a água e colocar ração, por exemplo. Isso proporciona senso de responsabilidade e inclui a criança no cuidado com o seu mascote.

Crianças e Animais

– Limite do outro

As crianças precisam aprender, desde cedo, sobre o limite dos animais. Os pais precisam mostrar que o bichinho não é um brinquedo e, dependendo da atitude, a criança pode machucar o pet ou também ser machucada por ele. Dessa maneira, os pequenos aprendem sobre o limite do outro. Entende-se a partir disso que não se pode avançar em determinadas atitudes que machucam.

Além disso, aprendem sobre o cuidado com o outro. De dar e receber carinho sem ferir, de cuidar da alimentação do pet, por exemplo, mostrando a importância do outro também.

– Importância do cuidado com os animais e o planeta

É sutil, mas aprender desde cedo sobre a importância do respeito com os animais contribui muito com a preocupação de cuidar também do meio ambiente. Saber que todos os animais merecem respeito e que a casa deles é o nosso planeta, que precisa de cuidados, como não jogar lixo no chão, reciclar, cuidar das plantas, etc. O cuidado com o pet desperta essa sensibilidade no pequeno.

Crianças e Animais

Por mais que pareça trabalhoso ter um pet dentro de casa junto com uma criança, avalie os benefícios no desenvolvimento do pequeno. Além das tarefas de casa com o pet que podem ser de responsabilidade da criança, os passeios diários ou fins de semana com o cachorro, por exemplo, já são uma boa desculpa para levar a família ao parque, não é mesmo? 

Existem animais específicos para crianças alérgicas, por exemplo. Portanto, pesquise e converse com o pediatra de seu filho ou com algum veterinário de sua confiança. Para as famílias que já possuem um pet antes da chegada da criança, deixe que o animal identifique a gestação desde o início, que entenda o cenário e que possa receber o bebê calmamente. Isso vai contribuir com o vínculo entre eles.

Author: CardosoToys

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *