A convivência de crianças com animais de estimação traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil e ao senso de responsabilidade dos pequenos.
“Além de estimular a afetividade e o sistema locomotor, pesquisas mostram que o convívio não causa alergias – e poderia até diminuir a incidência do problema. De acordo com estudo recente, publicado na revista “Clinical & Experimental Allergy“, crianças que convivem com esses animais desde o primeiro ano de vida tendem a ter menos sensibilidade a seus alérgenos.”
Benefícios da convivência entre crianças e animais de estimação
Ao conviver com animal de estimação, a criança passa a ter alguém para ela cuidar, desenvolvendo mais rápido as noções de companheirismo e responsabilidade. Ou seja, aprende sobre regras de convívio e a importância de cuidar do outro. Além disso, diminui a incidência de doenças da infância, como resfriado e dores de cabeça. “Isso acontece porque os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação viral ou bacteriana, aumentam quando em contato com os animais e fortalecem o sistema imunológico”.
– Responsabilidades
Não basta apenas ter o animalzinho. A criança precisa receber tarefas relacionadas ao cuidado com o bichinho. Podem ser tarefas simples, como trocar a água e colocar ração, por exemplo. Isso proporciona senso de responsabilidade e inclui a criança no cuidado com o seu mascote.
– Limite do outro
As crianças precisam aprender, desde cedo, sobre o limite dos animais. Os pais precisam mostrar que o bichinho não é um brinquedo e, dependendo da atitude, a criança pode machucar o pet ou também ser machucada por ele. Dessa maneira, os pequenos aprendem sobre o limite do outro. Entende-se a partir disso que não se pode avançar em determinadas atitudes que machucam.
Além disso, aprendem sobre o cuidado com o outro. De dar e receber carinho sem ferir, de cuidar da alimentação do pet, por exemplo, mostrando a importância do outro também.
– Importância do cuidado com os animais e o planeta
É sutil, mas aprender desde cedo sobre a importância do respeito com os animais contribui muito com a preocupação de cuidar também do meio ambiente. Saber que todos os animais merecem respeito e que a casa deles é o nosso planeta, que precisa de cuidados, como não jogar lixo no chão, reciclar, cuidar das plantas, etc. O cuidado com o pet desperta essa sensibilidade no pequeno.
Por mais que pareça trabalhoso ter um pet dentro de casa junto com uma criança, avalie os benefícios no desenvolvimento do pequeno. Além das tarefas de casa com o pet que podem ser de responsabilidade da criança, os passeios diários ou fins de semana com o cachorro, por exemplo, já são uma boa desculpa para levar a família ao parque, não é mesmo?
Existem animais específicos para crianças alérgicas, por exemplo. Portanto, pesquise e converse com o pediatra de seu filho ou com algum veterinário de sua confiança. Para as famílias que já possuem um pet antes da chegada da criança, deixe que o animal identifique a gestação desde o início, que entenda o cenário e que possa receber o bebê calmamente. Isso vai contribuir com o vínculo entre eles.