Uma infância saudável vai além do aspecto físico. Ela também engloba questões como a saúde mental, partindo de ações e vivências do cotidiano que tem como base a estrutura familiar e os ambientes como escola, por exemplo.
A família é o primeiro espaço de convivência social da criança e é nele que ela constrói referências fundamentais para a vida toda, sendo assim o lugar para se alcançar uma infância saudável. É por intermédio da família que a criança aprende valores éticos e morais, por meio de experiências vividas no contexto familiar e a partir do exemplo que você dá. Dessa maneira, como podemos proporcionar uma infância saudável aos nossos filhos?
Dicas para proporcionar uma infância saudável ao seu filho
O diálogo, a disciplina dentro e fora de casa e o exemplo são essenciais para promover a saúde na infância. Além disso, o tempo de qualidade, que significa usar bem cada momento de seu dia, tem grande impacto. Ou seja, promover relações de convívio saudáveis, momentos para a diversão, brincadeira e lazer, passar mais tempo ao ar livre e ainda promover ações que estimulem a criatividade.
É claro que a saúde física também tem grande relevância no desenvolvimento infantil, visto que a desnutrição vem acompanhada da falta de força e energia e da incapacidade de realizar tarefas rotineiras. Pessoas desnutridas desenvolvem anemia com frequência e, por isso, sentem falta de ar e de energia. Em crianças, sinais de desnutrição podem incluir a incapacidade de concentração, o aumento da irritabilidade e o crescimento atrofiado.
Portanto é fundamental que exista uma rotina de alimentação saudável e que a criança possa realizar atividades físicas, para garantir a saúde na infância. Dessa maneira, separamos algumas dicas:
– Alimentação adequada
A saúde, de modo geral, está associada à alimentação. Além dos nutrientes essenciais, para o corpo, a alimentação contribui também com a disposição, energia e evita doenças como a depressão.
O aumento da obesidade infantil, aliada ao fast food e a exposição excessiva à tecnologia são grandes vilões para a saúde das crianças. Garanta uma alimentação nutritiva e saudável ao pequeno, que pode começar desde o aleitamento materno quando bebê, e de toda a família, pois o exemplo é sempre muito importante para a criação de hábitos.
– Lazer
O lazer é um dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente, justamente pela importância de se promover atividades que garantam o bem-estar e satisfação.
O lazer na primeira infância está ligado à brincadeira, ao filme, à leitura de um livrinho ou gibi ou ainda a um momento de contação de história antes de dormir, por exemplo. São várias as maneiras de se promover lazer aos pequenos, indo a um parque, reunindo os amiguinhos e realizando atividades em grupo, entre outras. O lazer está totalmente associado à saúde mental.
Além dessas dicas, a vacinação de acordo com o calendário anual, a educação de qualidade, diálogo e o afeto são ferramentas importantes para garantir a saúde infantil. Esteja presente na vida de seu filho, acompanhe de perto cada ação e fique atenta aos acontecimentos suspeitos. Ouça a criança, dê atenção e saiba entender quando ela precisa de sua ajuda.
Dessa maneira, você promoverá saúde e vida digna ao pequeno, garantindo que ele tenha possibilidades de se tornar um adulto em condições físicas e psicológicas para viver a sua vida.